O bebé Noah, de dois anos e meio, que desapareceu na manhã de quarta-feira e foi encontrado ontem, quinta-feira, ao final do dia, está no hospital de Castelo Branco em condições estáveis e bem de saúde. Segundo a diretora clínica do hospital de Castelo Branco, Eugénia André, quando deu entrada no serviço, Noah estava compreensivamente desidratado e com escoriações no corpo.
Depois do desaparecimento de mais de 35 horas, Noah encontrava-se sonolento e desidratado. Esteve a soro, despertou e falou com os pais. A mãe passou a noite com o bebé Noah no hospital, onde este dormiu tranquilamente. O pai, que também participou ativamente nas buscas, acusou o stress e o cansaço, e também pelas restrições impostas pela pandemia, foi para casa para recuperar.
Durante o dia de hoje, e durante o fim-de-semana, o menino vai permanecer no hospital, em observação, para garantir que pode regressar a casa totalmente estabilizado e com a nutrição estabelecida, depois de tanto tempo sem comer.
“Está fora de perigo. Tem algumas escoriações que eram previsíveis, mas nada de preocupante. E hoje, que é o que interessa, dormiu toda a noite, alimentou-se. Já falou com a mãe, com a enfermeira e os meus colegas”, disse Eugénia Andrade, destacando também que os clínicos trabalham com as autoridades durante as investigações, para garantir que existe estabilidade emocional para que tudo volte ao normal.
A directora clínica diz que Noah apenas chegou desidratado e com escoriações no abdómen, dorso e nos pés, uma vez que estava despido.
O capitão Jorge Massano, da GNR de Castelo Branco, disse que a criança foi encontrada a uma distância de quatro quilómetros (em linha reta), da casa dos pais, numa zona de mato, junto a uma linha de água. As autoridades ainda estão a apurar o que se terá passado, mas suspeita-se de que poderá ter andado cerca de dez quilómetros.
Depois de alguma confusão, confirmou-se que Noah foi encontrado, por volta das 20h, por um homem português, natural do Porto e residente de Idanha-a-Nova, que conhece a família do pequeno, assim como pela sua companheira, de nacionalidade francesa.
18 de junho 2021