Um estudo recente, realizado por um grupo de investigadores norte-americanos, revela que bebés expostos à Covid-19 durante a gravidez, podem apresentar atrasos no seu desenvolvimento, notórios durante o primeiro ano de vida.
A exposição ao coronavírus ainda no útero, parece aumentar significativamente o risco de desenvolvimento de problemas neurológicos. Segundo um estudo realizado nos Estados Unidos, no Center for Quantitative Health do Massachusetts General Hospital, em Boston, o risco é maior se a infeção acontecer durante o último trimestre da gravidez.
Os possíveis danos no sistema nervoso dos bebés expostos à Covid-19, são duas vezes mais comuns no primeiro ano de vida. O estudo, que já foi publicado na revista científica JAMA, analisou os registos médicos de mais de 7500 pacientes em seis hospitais.
A probabilidade de ser registado algum atraso no desenvolvimento, seja a nível da fala, seja a nível motor, era 80% a 90% mais elevada, em relação a crianças que nasceram sem qualquer contacto com o vírus.
Os investigadores acrescentam que os atrasos identificados no desenvolvimento, se podem atenuar, acompanhando o crescimento da criança. Uma intervenção precoce é a chave para a recuperação. Mas não deixam de manifestar preocupação com a elevada taxa de risco, verificada em bebés expostos ao vírus.
A equipa adverte que estes dados merecem atenção, tendo em conta que também descobriram que o risco de nascimentos prematuros também é maior em casos de exposição. Muitos dos atrasos no desenvolvimento que foram observados no estudo não tiveram um diagnóstico específico. Roy Perlis, um dos investigadores, destacou, ao invés, os danos a longo prazo.
“Em muitos casos, estes são diagnósticos que se resolvem com a idade. Portanto, pode muito bem ser que, quando voltamos atrás e olhamos para estas crianças depois de 18 meses ou dois anos, elas já tenham recuperado. Mas queríamos estabelecer um método para estudar este grupo, para que, se houver problemas mais tarde, possamos detectá-los o mais cedo possível.”
22 de junho 2022