Depois da tomada de decisão para a vacinação universal de crianças e jovens entre os 12 e os 15 anos, abriram os pedidos de agendamento para esta faixa etária, que pode ser feito até sábado. Saiba qual é o calendário de vacinação previsto para as próximas semanas.
O autoagendamento da vacina contra a Covid-19, para crianças e adolescentes entre os 12 e os 15 anos, está disponível a partir de hoje, quinta-feira dia 12, até sábado, dia 14 de agosto.
A plataforma estará exclusivamente funcional para esta faixa etária, durante os próximos três dias. O calendário de vacinação prevê dois períodos específicos para a administração das primeiras doses aos jovens. Que for bem-sucedido no autoagendamente até sábado, será vacinado em dois fins-de-semana: 21 e 22 de agosto ou 28 e 29 de agosto.
A task force da vacinação revelou as datas que estariam já previstas, enquanto se aguardava pela decisão final da Direção-Geral da Saúde (DGS). A administração das segundas doses estão previstas para os fins de semana de 11 e 12 de setembro ou 19 e 19 de setembro.
O autoagendamento da vacina contra a Covid-19 é feita através do portal criado para o efeito, sendo que a partir de domingo, 15 de agosto, volta a estar disponível para todos os utentes com idade igual ou superior a 18 anos. Recordamos que a modalidade “casa aberta”, em que pode ser vacinado sem agendamento prévio, também está disponível. É necessário pedir senha eletrónica.
O fim de semana de 14 e 15 de agosto está reservado para a vacinação dos jovens entre os 16 e 17 anos de idade.
No início desta semana, a DGS recomendou a vacinação universal das crianças e jovens entre os 12 e os 15 anos, deixando assim de ficar circunscrita a situações específicas, como os casos em que existam comorbilidades associadas.
O vice-almirante Gouveia e Melo revelou à Agência Lusa estar otimista com o cumprimento do calendário de vacinação previsto. Apesar de privilegiar os fins de semana para a operação de vacinação dos mais novos, não afasta outras possibilidades.
Portugal já tem 62% da população com vacinação completa contra a Covid-19 e 71% com pelo menos uma dose administrada, com os maiores de 65 anos quase totalmente vacinados.
O relatório mais recente de vacinação contra a Covid-19 da DGS contabiliza 7.330.505 residentes em Portugal (71%) com pelo menos uma dose de vacina administrada e 6.403.987 pessoas (62%) com a vacinação completa.
12 de agosto 2021