Pais com crianças que ainda não tenham recebido a primeira dose da vacinação pediátrica, podem dirigir-se durante este final de semana, a um centro em regime “casa aberta”. Esta possibilidade está disponível até às 13 horas de sábado e domingo.
A informação foi dada por Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, na CNN Portugal. Na mesma intervenção, Graça Freitas deixou um apelo aos pais para que vão vacinar as crianças e aproveitem a flexibilidade da “casa aberta”, já que até ontem estavam inscritas poucos milhares de crianças.
Depois da interrupção durante algumas semanas em janeiro, o processo de vacinação infantil volta a acontecer. Mais de 300 mil crianças, entre os cinco e os onze anos, estão já imunizadas contra a SARS-CoV-2, com pelo menos uma dose, de acordo com o boletim diário da Direção-Geral da Saúde.
As crianças que foram vacinadas com a primeira dose em dezembro, vão receber a segunda durante o próximo fim-de-semana. Graça Freitas voltou a reforçar a confiança na vacinação e relembrou que o processo de decisão sempre se baseou em ensaios clínicos, sublinhando que “não é uma confiança baseada na minha fé”.
As ultimas semanas ficaram marcadas pela escalada de casos de Covid-19 em crianças até aos 9 anos. No geral, estima-se que cerca de 100 mil crianças tenham sido infetadas entre meados de dezembro e janeiro e já com a variante ómicron.
Estas crianças que estiveram infetadas, e que já tenham a primeira dose administrada, terão de aguardar pela convocação para a toma da segunda dose. As datas para estes casos ainda não estão definidas, já que a DGS se encontra a a estudar o intervalo necessário.
Quanto à vacinação contra a Covid-19, Graça Freitas prevê que seja estabelecida uma estratégia sazonal para imunizar apenas os mais velhos e os grupos de risco.
4 de fevereiro 2022