Este é o acontecimento a que muitos já se referem como “o milagre da selva”. Depois de 40 dias na selva amazónica da Colômbia, quatro irmãos, com idades compreendidas entre os 13 anos e 11 meses de idade, foram encontrados com vida, na passada sexta-feira.
O mundo está de olhos postos nestas crianças encontradas num esforço conjunto das Forças Armadas da Colômbia, dois cães de busca e um grupo de indígenas. Lesly, de 13 anos, Soleiny, de 9, Tien, de 4 e Cristin, cujo primeiro aniversário foi assinalado durante os 40 dias na selva, foram encontradas fracas, desidratadas e cobertas de picadas de mosquito.
Sobreviveram a um acidente de avião, ocorrido no início de maio, que vitimou a mãe das crianças, Magdalena Mucutuy. O pequeno avião Cessna 206 desapareceu dos radares quando atravessava uma rota entre Araracuara e San José del Guaviare, no sul do país. O piloto relatou um problema no motor antes de perder o controlo da aeronave. Cerca de duas semanas depois, os militares encontraram os destroços do avião esmagados e os corpos dos três adultos que viajavam a bordo.
Os quatro irmãos resistiram durante 40 dias completamente sozinhos no meio de uma floresta densa, ainda desbravada. Desde sábado, as três meninas e um menino estão a recuperar no Hospital Militar. É importante notar que as crianças são parte de uma tribo indígena, com quem adquiriram conhecimentos e técnicas de sobrevivência.
São da comunidade indígena Huitoto e viviam em Araracuara, uma aldeia no coração da selva. Segundo os familiares, citados pelo jornal francês Le Monde, os dois mais velhos sabiam reconhecer as frutas comestíveis. A menina mais velha, Lesly, tirou alguns quilos de farinha de mandioca que se encontravam no avião. Depois de acabar a farinha, soube identificar que sementes podia comer e dar aos irmãos.
O ministro da Defesa colombiano, Iván Velásquez, deu pormenores sobre o estado das crianças e garantiu que terão de receber assistência psicológica: “estão num estado de choque que é muito compreensível. A menina mais velha está muito interessada em ver televisão, em ver programas infantis. As enfermeiras disseram-nos que, desde ontem, quando chegou à meia-noite, a primeira coisa que disse foi para ligar a televisão e não parou de ver televisão”, afirmou.
As autoridades destacam desde logo o facto de os irmãos terem sobrevivido ao próprio acidente de avião, especialmente um bebé de colo. As crianças foram encontradas desnutridas e desidratadas, em estado de choque, sendo que ainda “não dizem uma frase completa”. A nível médico, estão a recuperar favoravelmente.
Durante as buscas, foram encontradas pegadas, fraldas, fruta meio consumida, uma tesoura e um laço do cabelo, o que foi mantendo a esperança das equipas de resgate viva. Durante os 40 dias, foram lançados panfletos na selva e pacotes de comida e água na esperança de serem encontrados pelas crianças, assim como uma mensagem de voz gravada pela avó a pedir que ficassem num só sítio, para serem encontradas.
12 de junho 2023