Tendo em conta os dados divulgados ontem, dia 3 de novembro, dos 2349 pacientes hospitalizados em Portugal com Covid-19, pelo menos doze são crianças.
Segundo dados avançados pela SIC Notícias, cinco destas doze crianças estão internadas no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, uma no Hospital de Coimbra e outras seis estão em unidades hospitalares no Porto, três no Hospital de São João e três no Centro Materno Infantil.
Também segundo informações transmitidas pela SIC Notícias, a criança mais nova hospitalizada tem apenas um ano de idade. A mais velha tem onze.
Além dos dados gerais no que diz respeito às hospitalizações, o número de internados nos cuidados intensivos tem vindo a aumentar progressivamente, todos os dias.
De segunda-feira 2 de novembro, para terça-feira, dia 3 de novembro, contabilizaram-se mais 26 internados neste serviço. O total de internados em UCI até à hora de fecho deste artigo é de 320.
Muitos hospitais e unidades de cuidados intensivos estão perigosamente à beira da rutura, por se encontrarem com o número limite de pacientes possível.
Hoje, o Ministério da Saúde determinou que os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) podem suspender durante o mês de novembro a atividade assistencial não urgente.
No documento, está registado que os hospitais do SNS devem registar, atempadamente, a ocupação e as vagas de medicina intensiva, bem como assegurar o respetivo mapeamento num sistema criado para o efeito. O despacho refere que, à data, Portugal regista uma taxa de notificação acumulada a 14 dias acima dos 240 casos por 100 mil habitantes
Segundo a Agência Lusa, numa nota entretanto enviada às redações, o Ministério da Saúde diz que este despacho pretende “garantir a melhor coordenação e articulação de resposta às necessidades, equilibrando a assistência regional e inter-regional”.
De notar que os números mencionados nesta notícia podem ter sofrido alterações, visto ainda não serem conhecidos os dados relativos à pandemia, das últimas 24 horas.
4 de novembro 2020