Foram conhecidos esta semana os primeiros resultados do estudo “Práticas de Leitura dos Estudantes dos Ensinos Básico e Secundário”. Os jovens portugueses lêem cada vez menos, sendo que o papel da família é significativo nesta tendência.
Este estudo foi desenvolvido pela organização Plano Nacional de Leitura 2017-2027 (PNL2027) pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE-Lisboa. Os hábitos de leitura de crianças e jovens tem vindo a decrescer continuamente.
Foram inquiridos mais de sete mil e quatrocentos alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário. A grande maioria disse não ter lido um livro por prazer durante o período de um ano anterior ao inquérito.
Cerca de 22% admitiu não ter lido nenhum livro. Em 2007, a resposta a esta mesma pergunta registou cerca de 11% de respostas afirmativas. Apesar de se registarem declínios nos hábitos de leitura dos dois ciclos letivos mencionados, é no secundário que se nota que os jovens lêem cada vez menos.
Entre 2007 e agora, a percentagem de alunos do ensino secundário inquiridos, que disse não ter lido nenhum livro por prazer passa dos 11% para os 26%.
Porque é que crianças e jovens lêem cada vez menos?
O estudo do PNL2027 aponta para que uma das principais razões destes valores baixos está relacionada com o contexto familiar. Uma questão que vai além do nível de escolaridade dos pais, focando-se sobretudo nos hábitos de leitura.
Quanto mais forte é a relação da família com a leitura, mais livros os jovens afirmam ter lido. Também são os que dizem ter uma boa quantidade de livros em casa, aqueles que mais requisitam nas bibliotecas escolares.
Segundo os dados referentes a 2019, apenas 16% dos jovens inquiridos disse requisitar livros para ler por prazer, na biblioteca da escola. Este espaço é sobretudo usado para aceder à internet e fazer trabalhos e apresentações.
Mais de metade das crianças e jovens inquiridos admitiu que a família tem uma relação distante com livros e cerca de 27% disseram ter menos de 20 livros em casa.
Os investigadores consideram que esta situação dificulta bastante o papel das escolas na hora de promover a leitura. Admitem ser necessário o reforço na promoção de hábitos de leitura entre jovens e adultos.
João Costa, secretário de Estado Adjunto da Educação esteve presente na apresentação do estudo. O governante admitiu que é muito importante promover a literacia familiar e que esforços iriam ser feitos nesse sentido.
Apesar de os primeiros resultados divulgados se focarem na última camada do ensino básico e no ensino secundário, a investigação abrange também práticas de leitura de alunos dos 1º e 2º ciclos. A pandemia de Covid-19 interrompeu o trabalho com os estudantes mais jovens.
1 de outubro 2020