A vacinação de crianças de nove, dez e onze anos arranca já este fim-de-semana, num processo que a Direção-Geral da Saúde (DGS), espera ver concluído até março, com a administração das segundas doses. Com o número de agendamentos, prevê-se que 61 mil menores recebam a primeira dose da Pfizer entre sábado e domingo.
O agendamento da vacinação de crianças para este fim-de-semana ficou disponível na passada segunda-feira ao final do dia, contando, nas primeiras horas com praticamente 30 mil pedidos de agendamento. Nas últimas 24 horas, segundo a DGS, foram inscritas mais 13 mil.
As crianças com comorbilidades têm prioridade na inoculação, independentemente da idade, desde que se apresentam nos centros de vacinação acompanhados por uma prescrição médica.
A decisão de vacinar crianças entre os 5 e os 11 anos resulta da recomendação da DGS, depois de ouvida a Comissão Técnica de Vacinação e ponderadas as questões de natureza logística com o núcleo de coordenação de apoio ao Ministério da Saúde, nomeadamente a disponibilidade de vacinas da Pfizer, na versão pediátrica.
Reveja o calendário de vacinação para as crianças entre os 5 e os 11 anos, contra a Covid-19:
- No fim de semana 18 e 19 de dezembro serão vacinadas as crianças de 11 e 10 anos, podendo também ser vacinas algumas de 9.
- A 6, 7, 8 e 9 de janeiro serão vacinadas as crianças entre os 9 e 7 anos.
- A 15 e 16 de janeiro os meninos e meninas entre os 6 e 7 anos de idade.
- A 22 e 23 e janeiro as crianças com 5 anos.
- Entre 5 de fevereiro e 13 de março serão administradas as segundas doses da vacina para a Covid-19, sendo que o período recomendado entre primeira e segunda dose desta vacina pediátrica é de seis a oito semanas.
17 de dezembro 2021