Um grupo de editoras polacas está a preparar uma operação para comprar e distribuir livros infantis ucranianos para as crianças refugiadas que chegam à Polónia. Unidas sob a denominação Universal Reading Foundation, as editoras acreditam que os livros são a fuga imaginativa ideal para os mais pequenos.
Este grupo de editoras polacas, segundo o jornal norte-americano The Washington Post, quer ajudar a suavizar a situação das centenas de milhar de crianças deslocadas, em fuga da Ucrânia.
A Agência Lusa noticia que Maria Deskur, diretora executiva da Universal Reading Foundation, diz que o seu grupo já chegou a cerca de 40 editoras ucranianas, mas que dadas as circunstâncias mortíferas, apenas cerca de uma dúzia foi capaz de responder, já que “alguns fugiram, alguns estão a combater”.
Mesmo assim, a Universal Reading Foundation conseguiu encontrar um armazém em Lviv, na Ucrânia, para o qual nos próximas dias, as editoras infantis ucranianas enviarão o primeiro lote de cerca de 25 mil livros.
Apesar de a viagem até à Polónia não ser longa, esta organização reconhece que pode haver problemas, mas assim que os livros cheguem ao destino, serão distribuídos por orfanatos, instituições de assistência social, infantários, escolas e bibliotecas.
“Faremos tantas rondas quantas forem necessárias e possíveis. Isto é para ajudar as crianças ucranianas e editoras ucranianas ao mesmo tempo. A sobrevivência da indústria do livro é crucial para o futuro”, destacou Maria Deskur.
“O nível emocional da situação é verdadeiramente inimaginável. Estou demasiado cansada para tentar sequer imaginar o que isso significa – psicologicamente, emocionalmente, logisticamente”, acrescentando que “um momento alegre de partilha de livros e de conversa com uma pessoa próxima é o momento definitivo de segurança, que constrói os fundamentos da nossa competência social, autoestima e bem-estar psicológico”.
A iniciativa deste grupo de editoras polacas dirige-se também a adolescentes ucranianos acabados de chegar à Polónia. Pode contribuir com doações para a compra de livros através da página da fundação.
14 de março 2022