Com o regresso às aulas confirmado para a próxima segunda-feira, o Governo vai apostar no reforço da vacinação, dirigido a professores e crianças. Entre quinta e domingo, o período da manhã está destinado à inoculação de crianças, como já estava previsto, e o da tarde dedicado à dose de reforço dos professores.
A aposta no reforço da vacinação neste sentido, voltada para a reabertura das escolas, foi confirmada por António Lacerda Sales, secretário de Estado Adjunto e da Saúde. Entre dias 6 e 9 de janeiro, os centros de vacinação vão funcionar em exclusivo para vacinar crianças e professores.
À CNN Portugal, António Lacerda Sales anunciou a decisão conjunta do núcleo de coordenação da vacinação, com o Governo, de utilizar as tardes dos dias 6, 7, 8 e 9 de janeiro para administrar a dose de reforço dos professores de todos os graus de ensino, assim como de profissionais de creches e ATLs.
Esta vacinação vai acontecer através do regime Casa Aberta, utilizando senhas digitais. Para receber a dose, os docentes terão de apresentar um documento que comprove a sua profissão. O secretário de estado apelou a que os estudantes se vacinem em massa durante os próximos dias.
Também na CNN Portugal, Lacerda Sales disse que 30% das crianças já receberam a primeira dose da vacina, acrescentando que “não estamos exuberantemente satisfeitos, mas diria que há aqui uma expressão de adesão que comparada com a maior parte dos países da Europa”.
O secretário de estado fez ainda saber que está “em aberto” a possibilidade de reduzir o período de isolamento para infetados assintomáticos e contactos de risco para cinco dias. Na semana passada, a DGS decidiu diminuir de dez para sete dias a partir desta semana.
Segundo dados dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), mais de cem mil crianças entre os 5 e os 11 anos estão agendadas para receberam a vacina contra a Covid-19 entre quinta e domingo. O auto-agendamento para as crianças entre os 5 e os 11 anos que desejem ser vacinadas durante os próximos quatro dias pode ser feito até à meia-noite de dia 6.
5 de janeiro 2022