Um caso no mínimo insólito, mas real. Dois casais da Califórnia, nos Estados Unidos da América, deram à luz os bebés um do outro. Passaram também meses a criar as crianças que não eram suas biologicamente. Tudo por causa de uma confusão na clínica de fertilidade a que recorreram para serem pais.
Os bebés em causa são duas meninas, que nasceram em setembro de 2019. Daphna e Alexander Cardinale admitem que estranham o tom mais escuro de pele da bebé que nasceu de Daphna, em que nada se assemelhava aos pais ou à primeira filha do casal. Uma estranheza que colocaram de ladoassim que viram a bebé tão aguardada, decidindo confiar no processo de fertilização a que se tinham submetido.
No entanto, amigos e família chamaram à atenção a mesma característica e sabendo que o casal tinha recorrido a tratamentos numa clínica,continuaram a levantar suspeitas.
Meses depois, um teste de ADN provou que a bebé não era a filha biológica do casal. Acontece que a sua filha biológica tinha nascido uma semana antes, do outro casal, que não foi identificado no processo que os Cardinales instauraram contra a clínica de fertilidade.
À Associated Press, Daphna Cardinale disse sentir “medo, traição, raiva e desgosto. Fui impedida de carregar a minha própria filha. Nunca tive a oportunidade de crescer e de desenvolver uma ligação com ela na minha barriga. Nunca senti um pontapé seu”.
O casal também referiu os sentimentos que nutriram pela bebé que criaram durante meses e que Daphna carregou na barriga, citando uma situação emocionalmente muito complicada. Os dois casais trocaram as meninas em janeiro de 2020, mantendo contacto entre as famílias, já que tanto os Cardinale como o outro casal sentem uma forte ligação às bebés.
O segundo casal também pretende apresentar queixa, mas por enquanto preferem manter o anonimato. O processo judicial acusa o Centro de Saúde de Reprodução da Califórnia (CCRH), com sede em Los Angeles, e o seu proprietário, o Dr. Eliran Mor, de negligência médica, quebra de contrato, negligência e fraude.
11 de novembro 2021