Durante esta e a próxima semanas, vão estar abertas oitocentas escolas para cobrir as necessidades do chamado período de contenção. As escolas estão abertas para receber os filhos dos trabalhadores dos serviços essenciais.
O encerramento de creches, escolas e ATLs foi antecipado para a última semana do ano, por causa do aumento do número de infeções por Covid-19.
Estas escolas abertas durante o período de contenção vão também fornecer refeições aos alunos beneficiários da Ação Social Escolar, ou àqueles que necessitem de apoio, podendo ainda acolher crianças e jovens sinalizados pelas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens.
Profissionais de saúde, membros das forças de segurança, trabalhadores municipais e outros profissionais podem ir trabalhar sem se preocuparem onde deixam os filhos. As crianças vão permanecer de férias até 7 de janeiro. Pode conhecer a lista de estabelecimentos de ensino abertos aqui.
Numa nota informativa, o Ministério da Educação destacou “o elevado profissionalismo e sentido de missão de docentes e não docentes que, com o seu trabalho, fazem da escola o garante de um apoio inequívoco a todos os alunos e famílias em situação de vulnerabilidade ou que dela necessitam neste período”.
A partir de janeiro é retomada a vacinação de crianças. Recorde o calendário:
- O processo começou no fim de semana 18 e 19 de dezembro. Já foram vacinadas as crianças de 11 e 10 anos, mas também foram inoculadas algumas de 9 anos de idade.
- A 6, 7, 8 e 9 de janeiro serão vacinadas as crianças entre os 9 e 7 anos.
- A 15 e 16 de janeiro os meninos e meninas entre os 6 e 7 anos de idade.
- A 22 e 23 e janeiro as crianças com 5 anos.
- Entre 5 de fevereiro e 13 de março prevê-se a administração das segundas doses da vacina para a Covid-19, sendo que o período recomendado entre primeira e segunda dose desta vacina pediátrica é de seis a oito semanas.
28 de dezembro 2021