Um estudo levado a cabo pelo Centro de Investigação e Intervenção na Leitura do Instituto Politécnico do Porto (CIIL), concluiu que cerca de um quarto das crianças que iniciaram o 2º ano de escolaridade este ano letivo, tinham um nível de leitura “muito pobre”.
Os resultados foram avançados pelo jornal Público. Esta consequência para este ano de escolaridade em particular tem a ver com a suspensão de aulas devido à pandemia, visto que no ano letivo passado, as crianças estavam no 1º ano do ensino básico.
O estudo abrangeu 542 crianças do 2º ano de escolaridade de onze agrupamentos de escolas do Porto. Este número cerca de um terço da população do concelho naquele nível de ensino, segundo indicou o Público.
Foram 25%, as crianças que iniciaram o 2º ano de escolaridade com um nível de leitura abaixo do que é normal nessa fase do ensino básico. O CIIL apesenta este número como consequência direta das aulas suspensas durante a primeira vaga da pandemia, que teve o seu pico durante o 2º período, no ano letivo de 2019/2020.
No que diz respeito ao resultados de competências de leitura “frágeis”, quando somadas com o resultado “muito pobre”, a percentagem sobe para os 37%. No ano passado, no mesmo território mas com a escola a decorrer em condições de normalidade, esta percentagem total foi de 25%.
Segundo Ana Sucena Santos, investigadora do Instituto Politécnico do Porto e coordenadora deste projeto de investigação, as “crianças leem tão devagarinho que não percebem aquilo que estão a ler”.
Uma parte significativa dos alunos não se mostrou capaz de ler pequenos textos, uma das metas de nível de leitura a obter no 1º ano. Para a investigadora isto é “é preocupante” e “incompatível com o que se espera ao início do 2.º ano de escolaridade”.
O estudo do CIIL revelou ainda que crianças de contextos economicamente mais desfavorecidos são mais penalizadas. Nos alunos do 2º ano que provêm de contextos não desfavorecidos há 22% no nível “muito pobre”, mas entre as crianças de famílias carenciadas o valor chega aos 32%.
30 de outubro 2020