Um estudo elaborado por especialistas da Universidade de Bonn, na Alemanha, revelou os diferentes comportamentos que crianças daquele país possuem quando têm o poder de compra para escolher e pagar uma guloseima.
Num país em que o poder de compra das crianças entre os seis e os 12 anos é superior a dois mil milhões de euros, tornou-se interessante perceber se, além de questões de saúde alimentar, crianças tão jovens e com pouca experiência com dinheiro, prestariam atenção aos preços dos snacks escolhidos.
“Nem todas as crianças são iguais”, é o nome deste estudo que abordou preocupações com saúde e nutrição, visto que na Alemanha, uma em cada sete crianças tem excesso de peso, e doenças como diabetes e condições cardiovasculares estão a aumentar entre os jovens.
No estudo participaram 120 alunos do ensino básico entre os sete e os 10 anos. Os participantes foram questionados sobre os seus lanches favoritos e o seu conhecimento nutricional atual. Foi-lhes também feito um teste para compreender se tinham a noção de tamanhos e quantidades.
Após o teste, cada criança recebeu 3 euros para comprar um lanche à escolha entre um biscoito de chocolate não saudável (que custava 60 cêntimos), um pacote de polpa de fruta ligeiramente mais saudável (1 euro) e fatias de maçã saudáveis (1,40 euros). Cada lanche vinha dentro, ou de uma embalagem do McDonald’s, ou de um fabricante desconhecido.
Os resultados foram variados, com as crianças a dividirem-se globalmente em três grupos: os que adoravam biscoitos e estavam dispostos a pagar mais por eles, os que tomavam decisões com base principalmente no preço, e os que, sem entender bem o conceito de preço, optavam muitas vezes pela polpa de fruta.
Curiosamente, os lanches que estavam embrulhados em embalagens do McDonald’s não foram os mais populares. As crianças até estavam menos dispostas a pagar mais por essas opções, talvez porque o McDonald’s não está associado a biscoitos ou maçã. A investigação mostra que mudar os hábitos de consumo das crianças não é fácil, devido à diversidade de comportamentos, havendo a necessidade de implementar diferentes estratégias.
17 de outubro 2023