Nos Estados Unidos, a disseminação rápida da variante Delta e a falta de adesão à vacinação está a conduzir a um considerável nível de aumento do número de internamentos entre crianças. Os médicos alerta que a situação só vai piorar nos EUA, caso a atual tendência se perpetue.
O canal de notícias CNBC noticiou que desde o início da pandemia não se verificavam números tão altos de internamentos de crianças. No final da semana passada, davam entrada nos hospitais cerca de 330 crianças por dia, com sintomas ou testes positivos de Covid-19.
Médicos e epidemiologistas vêm os seus medos redobrados, numa altura em que vai arrancando o regresso às aulas no país. Grande parte das crianças ainda não está vacinada e muitas escolas não exigem o uso de máscaras, nem outras medidas preventivas da Covid-19.
Nusheen Ameenuddin, pediatra comunitária da Clínica Mayo disse à CNBC que “é assustador ver aumentar o número e a gravidade dos casos de Covid-19 em crianças com a variante Delta e haver ainda tantas crianças desprotegidas”.
As crianças continuama ser menos afetadas do que os adultos nos EUA, representando 1,8% de todos os internamentos. Representam também menos de 500 mortes por Covid-19, do total de 520 mil já registadas no país desde o início da pandemia.
Ainda assim, já foram registados mais de 4400 casos de síndrome multi-sistema em crianças (MISC-C) e 37 mortes associadas. Esta síndrome, rara e perigosa, está estreitamente relacionada com o novo coronavírus, afetando exclusivamente crianças e adolescentes.
Segundo o Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, esta síndrome provoca a inflamação de diferentes partes do corpo, incluindo coração, pulmões, rins, cérebro, pele, olhos e órgãos gastrointestinais. No limite, pode levar à falência dos órgãos. Apesar de não se saber com exatidão o que causa a MIS-C, a relação entre esta e a Covid-19 é inequívoca.
A estação televisiva CNBC revelou que até ao momento, foram vacinadas 34% das crianças entre os 12 e os 15 anos e 44% dos adolescentes com 16 e 17 anos.
27 de agosto 2021