Os EUA arrancaram com a vacinação de crianças entre os 5 e os 11 anos, contra a Covid-19, um dia depois de o governo federal ter aprovado a administração das doses pediátricas da vacina. Na Califórnia, em alguns condados, as doses começaram a ser distribuídas ontem, depois de um agendamento muito procurado.
Segundo a Agência Lusa, que cita a agência noticiosa Associated Press, pais e filhos aguardavam este momento para finalmente voltarem a uma certa normalidade, que inclui viajar e andar de transportes públicos.
Neste estado norte-americano, com 3,5 milhões de crianças nesta faixas etária, a vacinação vai ser feita em locais como clínicas escolares, farmácias ou consultórios de pediatria. As autoridades de saúde estimam administrar 1,2 milhões de primeiras doses da vacina.
Os EUA iniciam a vacinação depois de terem aprovado a vacina da Pfizer na passada sexta-feira, abrindo caminho a uma nova etapa de imunização. Na Califórnia, muitos dos centros de vacinação foram decorados com temas infantis e distribuíram jogos, livros para colorir e prémios e adesivos especiais às crianças recém-vacinadas.
Na Califórnia, ao site de agendamento da vacinação vai começar a oferecer consultas às crianças e alguns condades planeiam arrancar com vacinação massiva este fim-de-semana.
A Califórnia apresenta uma das taxas de vacinação mais altas do país, mas uma minoria ainda permanece cética em relação à vacina e às garantias do governo quanto à sua segurança. Apesar de ter algumas das medidas mais rígidas no combate à pandemia, a Califórnia, assim como outros estados, viu os casos e os internamentos a aumentarem novamente, nas últimas duas semanas.
Os pais querem vacinar as suas crianças antes. doferiado de Ação de Graças e do Natal. A autorização de emergência da administração da vacina foi concedida depois de uma análise dos resultados dos testes clínicos da Pfizer. Entretanto, a Moderna também já anunciou que vai subemeter um pedido de aprovação para a sua vacina.
4 de novembro 2021