Em dois dias, durante este fim de semana, foram vacinadas contra a Covid-19, 75 mil crianças. Pelo menos já 51% dos menores elegíveis em Portugal, para a vacinação contra a infeção por SARS-CoV-2, já receberam a 1ª dose, segundo números avançados pelo atual coordenador da vacinação, coronel Penha Gonçalves.
O mesmo responsável apelou que todas as pessoas elegíveis, com mais de 18 anos, se dirijam aos centros de vacinação em regime “casa aberta”.
“Tínhamos 76 ou 77 mil agendamentos, vacinamos 75 mil crianças. Foi completamente dentro das expectativas”, afirmou o coronel Penha Gonçalves, em declarações à SIC Notícias. O coordenador da vacinação em Portugal diz que a adesão para a vacinação pediátrica tem sido “progressiva”, mas que considera os números muito bons, já que desde dezembro houve apenas oito dias dedicados à inoculação das crianças.
Penha Gonçalves culpa a 5ª vaga da pandemia, que deixou muitas crianças infetadas ou em isolamento, e que por isso, tiveram de adiar a vacinação. A 26 e 27 de fevereiro, o fim de semana volta a ser dedicado exclusivamente à vacinação infantil.
Estas crianças que estiveram infetadas, e que já tenham a primeira dose administrada, terão de aguardar pela convocação para a toma da segunda dose. As datas para estes casos ainda não estão definidas, já que a DGS se encontra a a estudar o intervalo necessário.
O cenário de infeção e consequente isolamento é também verificado nos adultos, garantindo o coronel Penha Gonçalves, que tem sido feito um grande esforço para “manter o ritmo de vacinação”. Por isso mesmo, o coordenador explica que agora é importante vacinar todos os elegíveis, o mais rápido possível.
“Não precisa de agendamento. Não precisa de esperar pelo SMS. É só aparecer na casa aberta e pode antecipar a sua vacinação”, explica Penha Gonçalves na mesma entrevista à SIC Notícias, aconselhando todos a acelerarem a vacinação para não correrem o risco de se infetarem e terem que esperar três meses para fazer a vacina.
7 fevereiro 2022