Está a ser registada, na Índia, uma nova infeção viral em crianças, conhecida como gripe do tomate ou vírus do tomate. No subcontiente indiano já foram registados pelo menos 82 casos em crianças com menos de cinco anos, em três estados diferentes.
A infeção recebeu o nome de gripe do tomate por causar bolhas vermelhas, parecidas com este fruto. A doença pode ser confundida com Covid-19 ou com a doença mão-pé-boca por partilharem alguns sintomas. Neste momento, os investigadores classificam a propagação da doença como endémica.
Os sintomas da gripe do tomate incluem febre, náuseas, inchaço nas articulações com dor associada, erupções cutâneas, e possibilidade de diarreia, desidratação e dores no corpo. Até ao final de julho, foram confirmados 82 casos em crianças com menos de cinco anos.
A infeção é diagnosticada através de testes moleculares e serológicos para o diagnóstico de dengue, chikungunya, zika, varicela e herpes. Se os testes a estes vírus forem negativos, é confirmada a contração do vírus do tomate. A infeção foi confirmada pela primeira vez no Estado de Kerala no sul da Índia.
Já em maio, as autoridades de saúde indianas emitiram um alerta máximo para que sejam monitorizados os sintomas das crianças. Continuam a destacar, contudo, que a situação está sob controlo. A origem do surto ainda não foi descoberta, ainda que os especialistas digam que se pode tratar de uma variante da doença infeciosa mão-pé-boca, causada pelo vírus coxsackie.
Para já não há medicamento para tratar a infeção, que apesar de ser bastante contagiosa, é rara e não representa risco de morte. Em termos de tratamentos disponíveis, os médicos aconselham isolamento, repouso, ingestão de líquidos e aliviar as irritações na pele com uma esponja com água quente.
25 de agosto 2022