Quais serão os serviços de urgência de pediatria com os quais vai poder contar em permanência, durante os meses de verão? Numa altura em que a falta de profissionais se volta a discutir no Parlamento, e num peróodo particularmente complicado do ano, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) planeou um horário e calendário para os serviços de pediatria.
Na região de Lisboa e Vale do Tejo, são oito das unidades hospitalares que vão prestar cuidados de saúde em permanência, entre julho e setembro. As restantes seis entram num sistema de rotatividade, com encerramento aos fins de semana, segundo o plano apresentado pela direção executiva do Serviço Nacional de Saúde.
Na região Oeste, as unidades de urgência de pediatria abertas em permanência são as das Caldas da Rainha e do Hospital Distrital de Santarém. Em Lisboa, a disponibilidade total regista-se no Hospital de Santa Maria, no D. Estefânia, no Hospital Fernando da Fonseca (Amadora-Sintra), no Hospital de Vila Franca de Xira e também no de Cascais.
A unidade de Torres Vedras, a do Hospital Francisco Xavier e a do Hospital de Loures estarão disponíveis entre as 9 horas da manhã e as 21 horas, com atividade suspensa ao fim de semana. No Hospital de Torres Novas prevê-se a suspensão dos atendimentos ao fim de semana de 15 em 15 dias.
No Norte, vão estar abertas onze urgências pediátricas em permanência. Em Trás-os-Montes, a Unidade de Saúde Local do Nordeste, em Bragança, e o Centro Hospitalar De Trás-Os-Montes e Alto Douro, em Vila Real. Estarão também abertas 24 horas as urgências da Unidade de de Saúde Local do Alto Minho, em Viana do Castelo, do Hospital de Braga, do Hospital Nossa Senhora da Oliveira, em Guimarães, do Centro Hospitalar do Médio Ave, em Vila Nova de Famalicão, do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim, a Urgência do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, em Penafiel, a Urgência Integrada de Pediatria do Porto, o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e o Hospital de Santa Maria da Feira.
Na região Centro, prestam cuidados em permanência o Hospital de Aveiro, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, o Hospital de Viseu, o de Leiria, a Unidade Local de Saúde da Guarda, a de Castelo Branco e o Hospital da Covilhã.
No Alentejo, são os serviços de Urgência do Hospital do Espírito Santo de Évora, a Unidade de Saúde Local de Portalegre e o Hospital de Beja que vão estar a funcionar em pleno. No Algarve, o mesmo vai acontecer alternadamente entre os pólos de Faro ou de Portimão.
Estes horários foram definidos para o período de 1 de julho a 30 de setembro. Existe no entanto, a possibilidade de serem revistos e reestruturados em função da experiência do modelo, da procura e da disponibilidade de recursos humanos.
19 de junho 2023