A XIX edição do Projeto Hospital dos Pequeninos irá decorrer este ano em formato online. Perante as restrições impostas pela atual pandemia COVID-19, não foi possível organizar o evento de forma presencial para o público, no Pavilhão do Conhecimento, em Setúbal, como é habitual.
Assim, a comissão organizadora do Projeto Hospital dos Pequeninos decidiu contornar as dificuldades e criou uma plataforma interativa para o evento e que permitirá, assim, chegar a um elevado número de crianças.
Portanto, o novo portal do Hospital dos Pequeninos estará disponível para acolher as crianças que querem “tratar” do seu boneco doente em casa, em segurança e à distância de um clique.
O portal pretende proporcionar uma simulação virtual do percurso pelas estações do Hospital dos Pequeninos. A experiência contará com a visualização de de vídeos exemplificativos e jogos interativos daquilo que é feito nas diferentes estações.
Para se manter a par do evento, siga a sua página do Facebook ou consulte a página do Hospital dos Pequeninos.
O que é o Hospital dos Pequeninos?
O Projeto Hospital dos Pequeninos é uma iniciativa da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa. Este projeto destina-se a crianças entre os 3 e os 7 anos de idade. O objetivo é reduzir o medo e ansiedade das crianças na presença de um profissional de saúde, nomeadamente em consulta e em contexto intra-hospitalar.
O projeto foi iniciado pela EMSA (European Medical Students’ Association). Esta organização integra várias Associações de Estudantes do espaço europeu. A Suécia, Alemanha, Áustria, Croácia e Reino Unido são alguns dos países integrantes da organização.
O projeto é dinamizado através do envolvimento ativo da criança. A criança leva um peluche ou boneco que necessita de “tratamento”. Quando chega ao Hospital dos Pequeninos, percorre o seu boneco um conjunto de estações, que simulam os diferentes serviços hospitalares. É a própria cirança quem faz o “tratamento” do seu boneco.
Em Portugal, em edições anteriores, o Hospital dos Pequeninos contou com a participação de cerca de 2500 a 3000 crianças. Os eventos normalmente decorrem no Pavilhão dos Conhecimentos durante uma semana para as escolas e um fim-de-semana para as famílias.
Nos últimos anos, o Hospital dos Pequeninos tem recebido e apoiado instituições. Esta iniciativa visa aumentar o cariz solidário da atividade.
Em todas as edições, a entrada é livre e gratuita.