A rede social Instagram está a planear desenvolver uma versão para crianças menores de 13 anos, apurou o Buzz News Feed, na quinta-feira passada.
Segundo uma notícia publicada por aquele canal informativo, o Facebook, que detém a popular rede social, anunciou a nova versão com restrições e a ser controlada pelos pais.
Para usar a versão atual, os utilizadores têm que ter pelo menos 13 anos de idade. A regra que está bem explícita nos Termos de Utilização da rede social, faz mais que sentido. Acontece que apesar de oferecer muitos conteúdos úteis, pode ser também uma fonte de assédio e de bullying virtual. Desta forma, este tipo de abuso pode afetar negativamente a saúde mental dos seus utilizadores mais jovens.
“Estamos a explorar trazer para o Instagram uma experiência controlada pelos pais de forma a ajudar os miúdos a manterem-se em contacto com os amigos, descobrir novos passatempos e interesses, e mais”, avançou Joe Osborne, porta-voz do Facebook.
Crianças cada vez mais procuram as redes sociais
Aparentemente, “cada vez mais miúdos pedem aos pais se podem inscrever-se em apps que os ajudem a manter o contacto com os amigos. Atualmente, não há muitas opções para os pais; assim, estamos a trabalhar no desenvolvimento de outros produtos – como fizemos para o Messenger Kids – que sejam apropriados para crianças, geridos pelos pais”, explicou.
A notícia interna de uma versão do Instagram para crianças acontece dois dias após a rede social ter indicado no seu blogue que precisa de fazer mais para proteger os utilizadores mais novos. A publicação surge na sequência de alegações que os utilizadores adolescentes sofreriam de assédio, perseguição e bullying.
A versão do novo Instagram para crianças ficará sob a alçada de Adam Mosseri, diretor do Instagram. O projeto será liderado por Pavni Diwanji, vice-presidente que integrou recentemente a empresa Facebook. Pavni tem estado envolvida em produtos gigantes para crianças, nomeadamente o You Tube Kids.
A família de produtos do Facebook, fundada e detida por Mark Zuckerberg conta atualmente com 3,3 mil milhões de utilizadores. Sendo o Instagram uma rede com muita popularidade entre os adolescentes, a empresa vê nas crianças menores de 13 anos um segmento de crescimento viável.
22 de março de 2021
Referência: Buzz News Feed; Blogue de Instagram