Cerca de 20 localidades portuguesas fazem, a partir deste mês de maio, parte do movimento internacional Kidical Mass. A iniciativa pretende reivindicar mais espaço e condições, nas cidades, para as crianças circularem de bicicleta ou a pé.
Com foco especial nas áreas urbanas envolventes às escolas, o Kidical Mass conta já com um grupo de 240 cidades de todo o mundo, que são cenário de iniciativas para promover a mobilidade sustentável das crianças.
Segundo Rita Ferreira, uma das promotoras da Kidical Mass Portugal, é também um objetivo pedir aos poderes públicos que criem condições para que a mobilidade das crianças seja feita em segurança. Para que possam ir para a escola de bicicleta, skate e trotinete ou mesmo a pé.
Segundo explicou Rita Ferreira à Agência Lusa, “o objetivo aqui é muito claro, temos reivindicações a fazer. Reclamar espaço público para as nossas crianças e com as nossas crianças, são elas que reclamam”.
Lisboa tem a sua Kidical Mass marcada para o fim de semana de 14 e 15 de maio, seguindo as datas do movimento internacional. Existem localidades que têm o seu movimento agendado para o final de semana seguinte e outras para outras datas. Além das 20 localidades portuguesas com iniciativas agendadas, continuam a chegar contactos para aderir ao movimento, da parte de pais, professores e ativistas da mobilidade sustentável.
As Kidical Mass vão percorrer diferentes circuitos nas localidades participantes, que mais do que um passeio, representam uma “manifestação”, segundo sublinhou Rita Ferreira. É pedido aos poderes públicos municipais que sejam criadas áreas “envolventes escolares seguras e livres de poluição do ar, ruído e tráfego motorizado de atravessamento, rotas seguras para as escolas, limite de 30 quilómetros por hora para o trânsito nas localidades e ruas na envolvência das escolas, ciclovias largas, contínuas e com cruzamentos seguros, em estradas principais”.
O grande objetivo é dar espaço e voz às crianças e a grande adesão portuguesa ao projeto está a ser uma contribuição importante.
11 de maio 2022