Ter sete bebés numa só gravidez já é um desafio de proporções gigantes. O que uma mãe grávida de setúplos não esperava, era ter, afinal, nove bebés. Dois deles tinham passado despercebidos nas ecografias.
O caso aconteceu no Mali. Halima Cissé, de 25 anos, sabia que estava grávida de setúplos, segundo as ecografias que tinha feito durante a gravidez, tanto no Mali como em Marrocos. Ainda assim, dois dos bebés não foram detetados nos exames pré-natais. A jovem mãe já estava à espera do grande desafio que tinha pela frente ao estar grávida de sete bebés.
Mas Halima Cissé deu à luz cinco raparigas e quatro rapazes (tinham sido dois dos meninos não tinham sido detetados nos exames). O desfecho desta história é incrível, e feliz, tendo em conta que todos os bebés nasceram saudáveis. As notícias foram reportadas pela AFP.
A gravidez de nove que se pensavam ser sete está a ser recebido com admiração no país africano e até atraiu a atenção dos líderes do país. Devido à raridade do caso, o governo do Mali transferiu a mulher para um hospital em Marrocos, onde pudesse ter um tratamento melhor.
Originária de Tombuctu, norte do Mali, Halima Cissé foi atendida num hospital em Bamako. No fim de março, devido à raridade do seu caso, foi transferida para Marrocos. Os bebés nasceram por cesariana.
Espera-se que mãe e filhos voltem a casa no Mali, nas próximas semanas. O país tem seguido o caso com grande entusiasmo e os bebés de Halima Cissé são já autênticas celebridades.
O ministro da Saúde marroquino, Rachi Koudhari, que acompanhou também o caso de perto, admitiu que não conhecia nenhum outro caso bem sucedido no seu país de uma mulher dar à luz nove bebés.
Os casos de mulheres que dão à luz nove bebés com sucesso e sem complicações são extremamente raros. As autoridades do ministério de Saúde do Mali, confirmaram ainda que os recém-nascidos estão bem, não tendo existido qualquer complicação pós-parto.
6 de maio 2021