Birras… esta maravilhosa fase das crianças vai acabar por chegar, mais tarde ou mais cedo. Quantas vezes viu uma criança a gritar e a espernear-se no meio do supermercado, envergonhado os pais, e pensou “Isto não me vai acontecer”?
Desenganem-se os pais que acreditam que as birras são apenas um problema dos outros e que vão conseguir passar ao lado desta tormenta. Rapidamente somos nós que assumimos o papel daqueles pobres pais no supermercado e damos por nós numa situação semelhante, muitas vezes pior da que presenciámos.
E será possível lidar com as birras de forma consciente, com humor e muito amor à mistura? Acaba de ser lançado um livro que promete revolucionar a forma como os pais interpretam e reagem às birras dos filhos.
Entrar no “mundo apaixonante” das birras
Míriam Tirado, considerada uma das mais influentes e reconhecidas consultoras em parentalidade consciente a nível internacional, acredita que as birras oferecem uma grande oportunidade de aprendizagem. No seu novo livro “Birras”, a autora partilha inúmeros conselhos e ferramentas para os pais tirarem um maior partido desta fase das crianças e, assim, conseguirem aprender e crescer juntos.
O processo, confessa, não é fácil, mas Míriam já previu essa dificuldade ao incorporar uma parte prática para que as mães e os pais consigam assimilar e aplicar os conhecimentos aprendidos durante a leitura. Só assim acredita que possa haver uma “verdadeira mudança” nos pais e na forma como acompanham os filhos nas birras.
«Digamos que, com este livro, não quero que elimine as birras das crianças da sua vida, mas que as torne mais leves, maleáveis, que as compreenda e tire o máximo partido delas para que possam aprender e crescer juntos. E, já que aqui estamos, que as encare com humor, muito amor e consciência.»
Míriam Tirado
A especialista em parentalidade quer, acima de tudo, que este seja um livro diferente e a base para uma transformação. Para que “mude de perspetiva e, não apenas a um nível teórico como no seu íntimo (no seu corpo, no seu cérebro e na sua alma), se produza o clique necessário que o ajude a cultivar a harmonia entre o que pensa que deve fazer e aquilo que faz”, escreve.
“Onde está a minha filha? Tenho saudades de como era antes… E agora?”
Míriam Tirado ajuda mães e pais a conectarem-se com os filhos, por meio de sessões de consultoria, cursos, workshops, conferências e livros. Com mais de 98 mil seguidores no Instagram e mais de 40 mil subscritores no seu canal de YouTube, alguns dos seus vídeos superam as 100 mil visualizações.
Este sucesso explica o porquê deste ser um dos livros mais aguardados do ano. Míriam percebeu que, no geral, os pais não sabem o que fazer com a raiva. “Ficamos com raiva se os nossos filhos ficam com raiva, perdemos a paciência e, se eles fazem birra, vemos isso como algo negativo, o que não deveria acontecer”, comenta.
Foi esta necessidade “de entender a raiva como uma emoção válida que me levou a escrever este livro”. A autora quer passar a mensagem que a “raiva é uma emoção tão válida quanto a alegria, mas que devemos aprender a acompanhá-la: a nossa, enquanto pais, e a dos nossos pequenos”.
A raiva incomoda, inquieta e preocupa os progenitores. “Não gostamos quando as crianças não estão bem, pois é mais fácil para nós quando estão contentes e felizes. Mas a raiva é importante. Quando os pais não lidam bem com essa emoção, ficam igualmente com raiva e, muitas vezes, fazem coisas das quais se vão arrepender. No fundo, não aprendemos a administrar essa emoção de forma consciente e assertiva. Então temos que nos reeducar e aprender a fazer as coisas de uma forma mais conectada e respeitosa com nossos filhos”.
A salvação dos pais
Poderá ser este novo livro a salvação dos pais? Miriam acha que tem potencial, já que “em Espanha, muitos pais me disseram que este livro os “salvou”, que se sentiram aliviados por entender melhor os seus filhos e que os ajudaram a acompanhar e compreender situações que antes os sobrecarregavam.”
O objetivo é “instruir, dar ferramentas e recursos para facilitar a vida e a relação entre pais e filhos”. Vamos aprender que, no fundo, as birras podem ser uma oportunidade, “se permitirmos e estivermos abertos a elas, para curar o nosso relacionamento com a raiva e crescer juntos.”, remata a autora.
O livro “Birras” já está disponível nas principais livrarias e estabelecimentos comerciais. Pode comprar aqui.