Nasceu o primeiro bebé já infetado com Covid-19 em Portugal. O primeiro caso de transmissão intrauterina do novo Coronavírus é num bebé do sexo feminino e que nasceu há cerca de duas semanas, no Hospital Francisco Xavier, em Lisboa.
O bebé nasceu prematuro, após uma gestação de 34 semanas e dois dias, e com complicações graves. Um artigo publicado no jornal Expresso, avançou que o bebé terá nascido com pneumonia e falta de ar devido ao novo coronavírus.
Após o nascimento, o bebé teve que receber ventilação e, até à data, continua internado nos cuidados intensivos daquele hospital. Os testes ao Covid-19 no recém-nascido continuam a dar resultado positivo. A mãe continua também internada.
Ao Expresso, Rita Perez, médica e presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, que integra o Hospital Francisco Xavier, confirmou que “temos provas de que houve transmissão vertical congénita in utero, através de uma amostra de sangue retirada da criança, muito pouco tempo após o nascimento”.
Este caso do primeiro bebé infetado com Covid-19 em Portugal está a ser acompanhado pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge. Será posteriormente divulgado numa revista internacional da especialidade.
O Covid-19 pode ser transmitido para o bebé durante a gravidez?
Até à data, registaram-se em Portugal cerca de 130 partos de mulheres infetadas com Covid-19. Naqueles casos, os bebés nasceram sem sinais do vírus. O caso do bebé do Hospital Francisco Xavier, infetado durante a gravidez, é único em Portugal e, atualmente, raro no mundo.
Globalmente, os casos de bebés infetados com Covid-19 dentro do útero são bastante escassos, somando menos de 10. Com efeito, foram relatados casos idênticos em França, EUA, China e Peru.
Muito se tem debatido sobre a probabilidade de transmissão do vírus para o bebé dentro do útero. Este caso parece reforçar a existência dessa possibilidade, sendo reforçado pelos resultados de alguns estudos dedicados ao tema, que começam a ser divulgados.