A nova ala pediátrica do Hospital de São João, no Porto, recebeu na terça-feira as primeiras 21 crianças utentes e respetivos familiares. A ala começou a ser construída em outubro de 2019, esperando-se a conclusão da obra para as próximas semanas, segundo informações da unidade de saúde à Agência Lusa.
Durante o resto deste mês de novembro, de forma progressiva, todas as crianças dos vários serviços pediátricos serão transferidas para a nova ala pediátrica, até esta funcionar em pleno. A primeira criança utente a entrar no edifício foi uma bebé com um mês de idade.
Na nota de imprensa enviada aos meios de comunicação social, Fernando Araújo, refere que o momento “representa um momento histórico para a instituição e para a região, numa exigente caminhada de resiliência com mais de uma década”. A nova ala pediátrica do São João vai cumprir, além do calendário, o orçamento estipulado.
A nova ala pediátrica deste centro hospitalar custa aproximadamente 25 milhões de euros e terá capacidade para cerca de 100 camas. Entrevariadas novas valências, esta ala terá instalada a primeira unidade de queimados pediátrica do Norte do país.
Somam-se valências tais como cardiologia pediátrica, cirurgia cardíaca e de intervenção, oncologia pediátrica, grande trauma e resposta a doentes neurocríticos. Dada a urgência da construção deste projeto, cuja obra começou em outubro de 2019, a Lei do Orçamento do Estado para 2019 autorizou o centro hospitalar a recorrer ao procedimento de ajuste direto na contratação da empreitada.
17 de novembro 2021