Especialistas britânicos garantem que a nova estirpe do coronavírus detetada naquele país tem maior probabilidade de infetar crianças. A mutação do SARS-CoV-2é até 70% mais transmissível do que as estirpes anteriormente analisadas.
Esta nova variante já levou a que vários países, incluindo Portugal, suspendessem ligações com o território britânico.
Se nas estirpes anteriormente detetadas, as crianças tinham menos probabilidade de serem infetadas, cientistas britânicos atestam que na nova mutação do coronavírus as crianças são mais suscetíveis à infeção e consequente doença.
Os investigadores do Grupo de Aconselhamento sobre Vírus Respiratórios Novos e Emergentes (NERVTAG) garantem que a probabilidade de as crianças desenvolverem a doença é tão alta como nos adultos.
O investigador e epidemiologista da Imperial College, em Londres, Neil Ferguson diz existir maior propensão para a nova estirpe do coronavírus infetar crianças é maior, “ainda não estabelecemos a causalidade, mas é possível observar isso nos dados já recolhidos”.
Wendy Barclay, membro da NERVTAG e especialista em virologia esclarece que, entre as mutações desta nova variante, verificam-se mudanças na forma como a o coronavírus entra nas células humanas. Isto significa que “as crianças serão tão suscetíveis ao vírus quanto os adultos”. “Observando os padrões, espera-se que mais crianças serão infetadas”, alertou a especialista.
A nova estirpe já foi detetada em vários países. Além do Reino Unido, foram encontrados casos na África do Sul, Austrália, Holanda e Dinamarca. Também Itália detetou no domingo o primeiro caso de infeção pela nova estirpe do coronavírus numa pessoa que regressou recentemente do Reino Unido, estando ainda a aguardar resultados laboratoriais de cinco outras pessoas.
A ministra da Saúde, Marta Temido, esclareceu que esta “será uma variante que não tem mais risco de complicações hospitalares do que as anteriores” e que mantém o “risco de letalidade”. No entanto confirma que é uma estirpe mais contagiosa que a anterior, que se espalhará mais rapidamente.
22 de dezembro 2020