Cerca de 59% das mulheres portuguesas não sabe quais são os dias mais férteis durante um ciclo menstrual, ou seja, os dias em que é mais provável engravidar.
Este foi o resultado de um estudo elaborado pela GfK Metris a pedido da Clearblue (uma marca de equipamentos de diagnóstico de gravidez e fertilidade) que teve como objetivo apurar o grau de conhecimento das mulheres acerca do seu ciclo menstrual, sobre o processo de conceção e os comportamentos a adotar quando se está a planear uma gravidez.
Conheça as principais conclusões desta investigação:
- Cerca de 59% das mulheres portuguesas não sabe quais são os dias mais férteis durante um ciclo menstrual
- Só 19% das mulheres inquiridas sabem reconhecer o seu período de ovulação
- 31% das mulheres assumiram que “de todo” não sabem identificá-lo
- Só 69 em cada 100 mulheres souberam responder quanto ao dia exato em que tiveram o último período
- Cerca de 24% das mulheres acredita que os 2 dias após a ovulação são os melhores para engravidar
- 83% das mulheres assumiram que precisariam de um médico para conseguirem saber de quanto tempo estão grávidas – o que sozinhas não conseguiriam por não saberem a data do último período e os dias em que tiveram relações sexuais
- 70% das mulheres ficaria preocupada se não o conseguisse engravidar no espaço de três meses
- 33% das mulheres considerariam a hipótese de ir ao médico caso não conseguissem engravidar no espaço de três meses
Os dias mais férteis de um ciclo menstrual são os dois imediatamente anteriores ao dia da ovulação e o próprio dia da ovulação, pois é quando os níveis da hormona luteinizante se encontram mais elevados e desencadeiam a libertação de um ovócito (ovulação), o qual tem uma viabilidade aproximada de 12 a 24 horas.
A sondagem foi realizada entre 3 e 13 de setembro de 2010 a um universo de 502 mulheres com idades compreendidas entre os 20 e os 44 anos e residentes em Portugal Continental. A amostra foi distribuída proporcionalmente por sete regiões do país.