Do programa Pais e Filhos, da rádio TSF, resulta agora um livro, pelas mãos de Rita Costa, jornalista e coordenadora da rubrica. No livro, incluem-se as respostas de mais de 70 especialistas, às dúvidas dos pais e às perguntas persistentes dos filhos. “Pais e Filhos: As nossas perguntas e as respostas dos especialistas” é editado pela Contraponto.
A sinopse do livro começa com a afirmação que todos os pais conhecem bem: os filhos não nascem com manuais de instruções. Quando as crianças colocam perguntas complicadas, como é mais correto responder? Como se explica a morte, como se equilibra o trabalho com a vida familiar, deve-se dizer às crianças para responder na mesma moeda em situações de violência?
E será necessário obrigar as crianças a dar beijinhos a toda a gente, o que fazer em caso de febre alta, durante quanto tempo se deve deixar estar à frente da televisão? Se é pai ou mãe, já ouviu uma destas questões ou já as fez.
A jornalista Rita Costa reuniu em livro, as opiniões dos especialistas que entrevistou, ao longo de cinco anos, no programa da TSF, Pais e Filhos. O livro é narrado a duas vozes e dividido por verbos: proteger, conhecer, inspirar ou crescer.
Em “Pais e Filhos: As nossas perguntas e as respostas dos especialistas” incluem-se as respostas de reputados nomes como o do pediatra Hugo Rodrigues, da psicóloga Inês Afonso Marques, do pedopsiquiatra Pedro Strecht ou do pediatra Mário Cordeiro, uma sumidade na área infantil.
Rita Costa mantém esta discussão tão pertinente enquanto jornalista, mas também enquanto mãe. “Tinha tantas dúvidas, gostava de ouvir opiniões sobre diversos assuntos, e achei que o programa teria utilidade”, explica.
No livro, a jornalista começa por apresentar as dúvidas dos pais. Dos primeiros dias da criança à adolescência, as temáticas vão variando. Das birras à alimentação, das conversas sobre morte e outros assuntos mais sensíveis, ao sono e tempo de televisão, os pais encontram um verdadeiro guia para abordar os mais variados temas.
Depois são apresentadas as dúvidas dos mais novos num segundo capítulo, tão legítimas como as dos pais, como diz a autora, que destaca a confiança que se tem de estabelecer entre pais e filhos, para discutir temas mais sensíveis.
A autora acredita ainda que as visões e teorias distintas dos especialistas convidados enriquecem a nossa reflexão, “pois o espírito crítico constrói-se ouvindo vários argumentos”. A saúde mental tem bastante destaque no livro, contando com explicações de psicólogos e pedopsiquiatras. Rita Costa dividiu livro por verbos, para facilitar a leitura.
Sobre a autora
Rita Costa é jornalista e mãe à procura de respostas. Nasceu em Lisboa em 1973. Licenciada em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, está na TSF desde 1998. Há mais de cinco anos que coordena o programa TSF Pais e Filhos, um programa de rádio que coloca os especialistas a responderem às dúvidas dos pais e no qual as crianças não podiam deixar de ter lugar. Wook
15 de maio 2021