Uma operação internacional policial contra o tráfico de menores terminou com a detenção de 388 pessoas e identificação de 249 potenciais vítimas. A operação decorreu num total de doze países, incluindo Portugal.
Das 249 possíveis vítimas, já foi confirmado que 61 eram menores, mas ainda não foi determinada a idade das outras 107. As informações acerca da oeração foram divulgadas através de um comunicado, pela Europol.
Apesar de ainda não se conhecerem os dados específicos para cada país, foram detetados casos de tráfico de menores em Portugal.
Operação contra tráfico de menores em 12 países europeus
Além de Portugal, os restantes países envolvidos na operação são a Bélgica, Espanha, Holanda, e Reino Unido, Áustria, Croácia, Chipre, Alemanha, Lituânia, Roménia e Eslovénia.
Segundo o comunicado da Europol, citado pela Agência Lusa, a ação policial decorreu entre 5 e 11 de outubro. Além das 388 detenções, foram identificados 19 suspeitos que deram origem a mais 40 novas investigações.
A Europol advertiu que o tráfico de crianças “continua a ser um crime pouco denunciado”, e que “dentro da União Europeia os menores são, na sua maioria, vítimas de tráfico por parte de familiares”.
Fora da União Europeia, os menores são normalmente vítimas de traficantes de imigrantes que com “ajuda de adultos que se fazem passar por familiares ou tutores legais das crianças”.
São originárias, sobretudo, de países em conflito armado e com sérios problemas sociais, políticos e económicos.
Nesta operação, que contou com o apoio da agência Frontex (Agência Europeia da Guarda Costeira e de Fronteiras), participaram várias polícias, organismos de controlo de fronteiras e imigração, serviços de assistência social e proteção de crianças e inspetores de trabalho
Foram controladas 59071 pessoas, mais de mil e quinhentas habitações, 15923 veículos e quase quarenta mil documentos. Os dados foram divulgados na passada quarta-feira.
6 de novembro 2020