O Porto conquistou o primeiro lugar como melhor cidade europeia para se viver em família.
O resultado foi de um estudo da empresa norueguesa Sumo Finans, que avaliou as 50 melhores cidades europeias onde melhor se vive como família, e que analisou vários critérios.
Assim, a Invicta conquistou o primeiro lugar, com uma pontuação de 75,28 (em 100), seguida de Barcelona com 68,60 pontos , e Lisboa ocupou o terceiro lugar, com 68,12 pontos.
Para a sua análise, a empresa norueguesa teve em conta vários fatores, como a educação, custo de vida, segurança e outros, para avaliar que cidades eram melhores para se ter uma família.
“Se tivermos todos os fatores em consideração, o Porto arremata o primeiro lugar na nossa tabela, com imensas coisas para fazer em família, incluindo 0,92 de áreas naturais e parques por quilómetro quadrado, e 1,69 de atrações ‘ideais para crianças’ por quilómetro quadrado”, lê-se no relatório do estudo.
O relatório do estudo revela que o custo de vida no Porto é acessível. Assim, uma família de quatro pessoas gasta, em média, 1.930,75 euros mensais. A renda de um T3 é de cerca de 1042,6 euros. As creches custam em média 336 euros
Segundo a pesquisa, o Porto oferece um custo de vida razoável, onde os gastos médios para uma família de quatro pessoas se fixam em 1.930,75 euros, as creches custam cerca de 336 euros e as rendas das habitações T3 rondam os 1042,6 euros.
A invicta apresenta ainda um índice de segurança muito elevado, e uma boa oferta de atividades e atrações ideais para famílias.
Lisboa, com o terceiro lugar, apresenta também um custo de vida acessível a famílias, com 1946,15 euros mensais. A educação pré-escolar é um pouco mais dispendiosa mas também acessível, rodando os 420,6 euros. As rendas para um T3 são um pouco mais elevadas, estando na ordem dos 1308,5 euros.
O Porto conquistou ainda o terceiro lugar na lista de atividades para fazer em família, tendo ficado atrás de Barcelona (segundo lugar) e de Paris (primeiro lugar).
Segue-se o quadro síntese com as conclusões do estudo em que o Porto lidera como melhor cidade europeia para famílias. Consulte o relatório completo do estudo aqui.