Atendendo ao atual contexto pandémico, a Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou o prolongamento da validade do programa “Estou Aqui! Crianças” referente a 2020/21, até 31 de dezembro. O programa termina habitualmente a 31 de maio.
Esta iniciativa consiste na entrega de pulseiras a crianças entre os dois e os dez anos. Possuem um código alfanumérico, único, sem qualquer relação com dados pessoais. São válidas em todo o território nacional e podem ser solicitadas tanto para crianças residentes em Portugal como não residentes.
O objetivo do programa é agilizar o processo em caso de desaparecimento de crianças, de forma a sinalizar o caso rapidamente e proceder a buscas e ao retorno da criança à família. A adesão ao programa tem a validade de um ano, não prorrogável, e não tem qualquer custo.
Em comunicado, a Polícia de Segurança Pública justifica o prolongamento do prazo do programa “Estou Aqui! Criança”, com a situação pandémica e lembra que desde o lançamento da iniciativa, em 2012, já foram distribuídas 386.612 pulseiras e que atualmente estão ativas mais de 23 mil.
Até quarta feira desta semana, o programa já ajudou a encontrar 10 crianças desaparecidas. As pulseiras que estão atualmente ativas, continuam a ser válidas até ao final do ano. Na página online do programa, os pais podem pedir a substituição da pulseira caso esta esteja degradada através do e-mail [email protected]. Ao reportar a inutilização da mesma, pode posteriormente, poderá aceder ao site e solicitar nova pulseira para as crianças entre os dois e os 10 anos.
A iniciativa “Estou Aqui! Crianças” é uma inciativa da PSP, criado em parceria com a Altice Portugal através do MEO e da Fundação Altice, a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, a Rádio Comercial, a organização Missing Children Europe e o Instituto de Apoio à Criança.
4 de junho 2021