Agora os brinquedos em fim de vida do seu filho poderão ter… uma nova vida. É a proposta do projeto REPLAY, que pretende recolher e separar brinquedos em fim de vida e transformá-los em novos brinquedos.
Desenvolvido pelo Precious Plastic Portugal e pelo Zero Waste Lab, este projeto-piloto pretende sensibilizar a população para a elevada quantidade de brinquedos deitados fora todos os anos.
O projeto REPLAY irá criar alicerces para a reciclagem desses brinquedos em cinco municípios portugueses: Lisboa, Porto, Évora, Figueira de Castelo Rodrigo e Cascais. Assim, entre fevereiro e maio de 2021, os participantes podem entregar os seus brinquedos já desmontados num dos pontos de recolha daqueles municípios. Entra, depois, a colaboração da Precious Plastic Portugal, que irá transformar, de forma criativa, esses materiais em novos brinquedos ou objetos úteis.
Como funciona o projeto REPLAY
Quem quiser participar com brinquedos deverá fazer uma seleção em casa daqueles que se encontram em mau estado ou sem condições para adoção. Os brinquedos devem ser desmontados e as peças separadas segundo o material que as compõe. Seguidamente, contabiliza-se o número de peças. Depois preenche-se um formulário online e entrega-se as peças num dos contentores selecionados para o efeito.
Entretanto, os estudantes de design de produto Escola Superior de Design e Artes em Matosinhos e da Escola de Artes da Universidade de Évora foram desafiados a desenvolver o conceito de design de um novo brinquedo. Os projetos selecionados serão assim convertidos em novos brinquedos com o plástico reciclado pelo Precious Plastic Portugal.
Contudo, um parte do plástico será enviada para a empresa Extruplás que o irá transformar numa caixa que será colocada em parques infantis públicos para a troca de brinquedos em bom estado entre as famílias. Assim, estará a estimular o sentido de partilha e espírito de comunidade.
Os componentes eletrónicos e as pilhas irão para a empresa Electrão. Os restantes materiais serão encaminhados para reciclagem ou oportunidades de upcycling.
Porquê este projeto?
A ideia para o projeto REPLAY surgiu da perceção de vários problemas relativamente ao elevado consumo e destino dos brinquedos. Devido ao facto de muitos brinquedos serem fabricados com vários materiais diferentes, é difícil separar todos esses materiais e reciclá-los. Isto verifica-se apesar de muitos dos materiais que compõem esses brinquedos serem reciclável. Assim, só em em Portugal, quase 30 milhões de brinquedos acabam anualmente em aterros ou incineradoras.
Esta situação é agravada com o facto de existirem cada vez mais brinquedos fabricados com plástico de qualidade inferior. É o caso dos brinquedos oferecidos como brinde, que normalmente merecem a atenção das crianças durante muito pouco tempo, acabando rapidamente no lixo.
Clique aqui para participar ou obter mais informações sobre o projeto REPLAY.