Duas amigas de Viana do Castelo criaram o projeto “Rua a Brincar”, com o objetivo de pôr as crianças da cidade a brincar nos espaços públicos da cidade. Um projeto que ganhou novo significado com as consequências dos confinamentos impostos pela pandemia de Covid-19.
Rita Vintém e Rehana Jassat são as duas promotoras desta iniciativa, que se conheceram em brincadeiras de rua, decidindo assim tirar o projeto da gaveta depois do impacto do confinamento nas suas famílias e amigos. O projeto conta com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, no âmbito da candidatura a Cidade Europeia do Desporto, em 2023.
O projeto “Rua a Brincar” arrancou no início desta semana, num espaço ao ar livre na Abelheira, área urbana da cidade. Durou cerca de duas horas e contou com 26 crianças. O projeto inclui 12 sessões, entre os meses de junho e julho, na Abelheira, ou em Monserrate, outra área da cidade. As sessões não têm qualquer custo, mas carecem de inscrição.
Esta primeira atividade ocorreu entre as 17 e as 19 horas, momento em que muitos pais e filhos terminam com as obrigações diárias. Em declarações ao Diário de Notícias, muitos pais destacaram a excelente ideia de fazer com que as crianças brinquem na rua e até que conheçam outras crianças além daquelas com quem partilham a sala de aula.
Rita Vintém, do projeto “Rua a Brincar” explicou ao jornal que depois de uma fase de promoção, “a nossa ideia é que o projeto se perpetue, estejamos nós ou não, e que se torne, novamente, uma rotina ver as crianças a brincar na rua.”
“A ideia é que as crianças brinquem livres porque elas têm um dia mais preenchido, se for preciso, que o nosso, com atividades predefinidas e tudo estruturado. O que queremos é que brinquem livremente, ao que quiserem, nem que seja estarem sentadas na relva a apreciar a natureza. Durante duas horas estarem em segurança e fazerem o que lhes apetecer”, diz Rita.
16 de junho 2021