Um estudo norte-americano revela que deixar os bebés demasiado expostos a ecrãs de tablets e televisão pode vir a prejudicar o seu desempenho académico no futuro, assim como o seu bem-estar emocional. O aumento do tempo de ecrã durante a infância está relacionado com um “funcionamento executivo” mais deficiente.
O estudo, publicado na revista JAMA Pediatrics, revela que capacidades mentais básicas, como planear atividades, concentração ou memorizar instruções, fazem parte destas capacidades de funcionamento executivo que podem ser afetas pelo tempo de ecrã durante a infância.
Capacidades estas que influenciam o sucesso académico, no futuro. Em declarações à CNN, Erika Chiappini, professora assistente de psiquiatria e ciências comportamentais na Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins em Baltimore, revela que “embora estes processos cognitivos se desenvolvam naturalmente desde a infância até à idade adulta, são também afetados pelas experiências que temos e quando as temos ao longo do nosso desenvolvimento”.
Os dados revelados vão de encontro às recomendações da Academia Americana de Pediatria (AAP), que desencoraja todo o tempo em frente a um ecrã antes dos 18 meses.
O estudo em questão analisou os dados do inquérito “Crescer em Singapura para Resultados Saudáveis”, que inquiriu mulheres de todas as origens socioeconómicas durante o seu primeiro trimestre de gravidez. A amostra foi composta por 437 crianças que foram submetidas a electroencefalografias, que são utilizadas para analisar as vias neurais das funções cognitivas no cérebro, aos 1, 18 meses e 9 anos de idade.
Com a informação dada pelos pais em relação ao tempo de ecrã de cada criança, os investigadores estabeleceram uma associação entre o tempo de ecrã na infância e a atenção e as funções executivas aos 9 anos de idade.
Ainda assim, os investigadores consideram necessário fazer mais estudos para determinar se foi o tempo de ecrã que desencadeou as deficiências nas funções executivas, ou se existiram outros fatores ambientais que contribuiu para os resultados.
Ainda que a distração dos ecrãs seja eficaz quando os adultos precisam de executar as suas próprias tarefas, é importante promover outro tipo de atividade. Por exemplo, envolver as crianças em tarefas domésticas e promover conversas em família. Discutir sentimentos e abordar diversos temas. O tempo passado em frente ao ecrã é necessário para diversas coisas e por isso deve ser organizado estrategicamente.
8 de fevereiro 2023