Cerca de 35 mil trabalhadores de creches, ensino pré-escolar, centros de atividades de tempo livres (ATL) e amas, vão ser testados à Covid-19, até 21 de janeiro. O anúncio foi feito pelo Instituto da Segurança Social (ISS).
O processo de testagem em massa dos trabalhadores começou na passada segunda-feira, contando-se que abranja, segundo o ISS as 35 mil pessoas registadas. Segundo o ISS à Agência Lusa, “evitar surtos nos estabelecimentos de ensino dedicados à infância” e “garantir as melhores condições de segurança no arranque da atividade”, após as férias de Natal. As crianças voltaram às aulas e escola também na segunda-feira.
Os testes administrados aos trabalhadores dos estabelecimentos de educação e apoio, são os rápidos de antigénio, sendo que para este processo foi assinado um protocolo de colaboração entre o ISS e a Associação Nacional de Farmácias, que prevê a realização dos despistes do coronavírus SARS-CoV-2 pelas farmácias que aderiram ao regime de comparticipação.
Um total de 1246 farmácias estão a fazer testes gratuitos de diagnóstico à Covid-19, no âmbito da comparticipação do Serviço Nacional de Saúde.
A DGS decretou que só são considerados contactos de alto risco as crianças que vivam na mesma casa que alguém com Covid-19. Neste caso que ficam isoladas, já que não têm reforço da vacina.
O contacto domiciliário é assim considerado mais perigoso, ao contrário do contacto positivo com alguém na escola. Graça Freitas apelou aos pais para reduzir os contactos e convívios dessas crianças e o uso da máscara. Mesmo continuando a ir às aulas, as crianças fazem um teste três dias depois do contacto.
Os diretores escolares já pediram para que estes processos de testagem, a funcionários, professores e alunos, sejam mais frequentes.
“Acho isso importante a par da evolução da situação e atualização do referencial. Professores, funcionários e alunos devem ser testados de forma mais frequente do que o que foram no primeiro período. No primeiro período fomos testados só uma vez: em setembro”, disse Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP).
13 de janeiro 2022