A UNICEF desenvolveu uma app para crianças ucranianas em idade pré-escolar. Esta aplicação móvel tem como objetivo ajudar as crianças a desenvolver e aprender competências como a lógica e a criatividade, e também distraí-las do dia a dia do conflito.
Ajudar as crianças que estão a viver em conflito bélico, muitas sem acesso às escolas e ao ensino, ou deslocadas em países vizinhos, a aprender de forma independente e eficaz. Foi com esta ideia em mente que a UNICEF lançou a app para crianças ucranianas em idade pré-escolar.
A ferramenta disponibiliza jogos interativos com o propósito de desenvolver capacidades como a lógica e a criatividade. Integra um projeto maior, que pretende ajudar os pais a envolver as crianças em atividades educacionais, mantendo assim uma rotina de ensino e estimulação intelectual acessível.
“Cerca de dois terços das crianças estão deslocadas na Ucrânia ou em países vizinhos. Isso significa que, além do trauma e do sofrimento relacionados com a guerra, as crianças têm acesso limitado à educação pré-escolar e às oportunidades de aprendizagem precoce e podem perder a base essencial para o aprendizado ao longo da vida”, refere o comunicado da UNICEF, citado pela agência SIR.
A app, com o nome Numo Developing Games, “oferece uma oportunidade única de aprendizagem e brincadeiras contínuas e é um excelente exemplo de colaboração e inovação entre países para alcançar as crianças com experiências alegres e lúdicas”.
Os conteúdos estão divididos em três categorias, relacionados com as faixas etárias às quais se destinam: até 3 anos, entre os 3 e o 4 anos, entre os 4 e 5 anos e 5 e 6 anos. Para crianças a partir dos seis, também existem exercícios de desenhos e histórias.
Criada pela UNICEF Ucrânia, em conjunto com a UNICEF Montenegro, em colaboração com o Ministério da Educação de Montenegro e a empresa SoftServe, a aplicação está disponível para ser usada offline, após a sua instalação num dispositivo móvel e preenchimento de um pequeno formulário de registo.
17 de agosto 2022