Duas centenas de crianças, entre os cinco e os onze anos de idade, vão ser vacinadas contra a Covid-19 em Viena, num projeto-piloto anunciado este fim-de-semana pelos meios de comunicação social austríacos.
O evento vai arrancar hoje, segunda-feira. As crianças vão receber doses da vacina da Pfizer/BioNTech, mas este projeto-piloto de vacinação infantil contra a Covid-19 decorre somente em Viena e não se aplica ao resto do país. Recorda-se que a Agência Europeia do Medicamento ainda não deu a aprovação oficial para a vacinação de crianças com menos de 12 anos de idade.
Nos Estados Unidos, a campanha de vacinação desta faixa etária já arrancou. A agência eurpeia que regula medicamentos comunicou no início desta semana, ter começado a avaliar se deveria autorizar a vacina da Moderna para crianças dos cinco aos onze anos e que desde o mês passado tem vindo a avaliar a vacina feita pela Pfizer-BioNTech para a administração no mesmo grupo etário. Espera-se uma decisão ainda antes do Natal.
Com o número de infeções a aumentar em todo o continente europeu a uma velocidade preocupante, a aprovação da vacinação para crianças seria um alívio muito esperado para milhões de famílias em toda a Europa.
A Áustria tem verificado um aumento preocupante do número de infeções durante as últimas semanas. A taxa de infeção de sete dias situa-se nos 775,5 novos casos por 100 mil habitantes. Em comparação, a taxa é de 277,4 na vizinha Alemanha, o que também já fez soar o alarme sobre os números crescentes.
A Áustria tem também uma das taxas mais baixas de vacinação da Europa Ocidental, com 65% da população completamente vacinada. Entretanto, o Governo já tem vindo a anunciar mais restrições, nomeadamente bloquear acessos para deslocação a pessoas não vacinadas.
15 de novembro 2021