As vacinas contra a Covid-19, apropriadas para crianças, só deverão estar disponíveis no final do próximo verão. As farmacêuticas Pfizer e Moderna estão a inscrever crianças com 12 ou mais anos em ensaios clínicos das suas respetivas vacinas.
As gigantes farmacêuticas espera ter resultados até o verão e, se tudo correr conforme o previsto, a distribuição poderá começar na transição do verão para o outono de 2021.
Dependendo dos resultados dos testes das vacinas em crianças e da distribuição,, as empresas poderão depois começar a fazer testes em crianças mais novas, com menos de 12 anos.
A Johnson & Johnson, a Novavax e a AstraZeneca também estão a planear começar os testes de vacinas contra a Covid-19 em crianças, apesar de ainda estarem atrasadas nesse sentido.
O facto de as vacinas não estarem a ser desenvolvidas para crianças tem levantado algumas dúvidas.
Normalmente, os investigadores testam medicamentos ou vacinas em adultos primeiro, observando quaisquer alterações nas doses e os efeitos secundários inesperados. A partir daí desenvolvem-se as inoculações para crianças.
Algumas vacinas, nomeadamente as que protegem contra bactérias pneumocócicas ou meningocócicas, por exemplo, foram testadas em crianças primeiro porque previnem doenças pediátricas. Visto a Covid-19 ser mais perigosa à medida que a idade avança, a prioridade foram os adultos.
Depois do sucesso na produção de vacinas, a Agência Europeia do Medicamento revê os dados do ensaio clínico, para depois esse parecer seguir para a aprovação da Comissão Europeia. Aí sim, as vacinas são distribuídas e comercializadas nos estados-membros da UE.
As crianças também precisam de ser vacinadas para que os países se aproximem da imunidade de grupo. Este é o grande objetivo a ser atingido para que a pandemia fique sob controlo.
Várias entidades de saúde estimam que 70 a 90% da população poderá precisar de ser imunizada contra o novo coronavírus, para atingir a imunidade de grupo, especialmente com as recentes variantes, mais contagiosas, do SARS-CoV-2.
12 de fevereiro 2021