Durante o ano de 2021, o município de Vinhais distribuiu 51 mil euros por mais de uma centena de crianças que nasceram e ainda vivem no concelho. Os apoios são concedidos no âmbito do programa municipal de incentivo às famílias.
Os apoios dados às famílias deste concelho do distrito de Bragança contemplam um subsídio de mil euros por cada nascimento, mais 300 euros por ano a todas as crianças até ingressarem no primeiro ciclo do ensino básico. Dos 51 mil euros distribuídos por famílias de Vinhais, durante 2021, 24 mil destinaram-se aos 24 bebés que nasceram no concelho.
Os restantes 27 mil euros foram distribuídos por 90 crianças, todas com menos de 6 anos, que residem com a família no município de Vinhais. Estes números foram divulgados pela autarquia, em comunicado. Uma das condições para a atribuição anual de 300 euros a todas as crianças com menos de 6 anos, é que estas têm que frequentar as escolas do concelho.
Segundo o comunicado, “a autarquia criou este apoio inédito com objetivos claros como: o apoio à natalidade, a fixação das famílias no concelho e o auxílio nas despesas das famílias”. O objetivo do incentivo é fixar a população e evitar a perda de alunos nas escolas do concelho.
Do ponto de vista da autarquia de Vinhais, os apoios à natalidade e escolaridade acabam por beneficiar também o comércio local, “uma vez que os valores atribuídos têm que ser gastos no comércio do concelho” tornando-se esta “mais uma forma de dinamizar a economia local”.
Uma iniciativa bem recebida pela população local, que conta com estes apoios à natalidade, fixação das famílias e auxílio nas despesas familiares, neste concelho transmontano.
19 de janeiro 2022