Como já escrevi muitas vezes por aqui, a gestão do dinheiro é muito importante para a concretização das nossas viagens. Só conseguimos viajar tanto porque fazemos uma boa gestão do nosso dinheiro, sendo poupados e ponderando sempre os gastos. E é desta forma que também educamos os nossos miúdos. Controlar os gastos, comprar apenas o que é essencial e manter uma poupança de segurança, seja para viajar ou não, é a nossa forma de gestão do dinheiro.
Até ver, os nossos miúdos conseguiram sempre perceber as nossas opções e valorizá-las. Conseguem também ter entender o “valor do dinheiro” e que não podemos ter tudo o que queremos ou gostaríamos. Assim, sabem que é necessário fazer opções. Considero que tanto um como o outro são bastante responsáveis com o dinheiro, quer se trate do deles ou o nosso.
Mas, como tudo na vida, há uma altura em que eles próprios começam a fazer a gestão do seu dinheiro. Não há idade certa para isso, mas sim quando sentimos que eles têm capacidade e responsabilidade para o fazer. Com 12 anos, começamos a dar mesada ao meu miúdo. Essa mesada ele geria conforme entendia, sempre sob a minha supervisão.
Com 14 anos, o nosso filho já tem uma mesada que usa como quer, sendo que tem à sua responsabilidade algumas despesas como o carregamento do seu telemóvel. E uma vez que faz uma gestão responsável do dinheiro e está cada vez maior e mais autónomo, chegou a hora de ter um cartão de débito também. Pessoalmente quase não uso dinheiro e confesso que não gosto muito que os miúdos andem com dinheiro. Por tudo isto, dar-lhe um cartão de débito era o passo seguinte.
Procurei um cartão que fosse gratuito, adaptado à idade dele e que ele conseguisse gerir numa app (essencial para os miúdos de hoje em dia), mas ao mesmo tempo queria também algum controlo sobre o cartão. Assim, optei pelo Revolut Junior, um cartão + App que funciona exatamente como eu pretendia. Eu uso o Revolut há alguns anos, inicialmente só para as viagens, mas recentemente comecei a usá-lo no dia-a-dia por uma questão de facilidade de gestão do dinheiro e adoro.
Assim, o Revolut Junior foi a escolha natural para primeiro cartão do Nuno e estamos muito satisfeitos com esta escolha. O cartão, além de todas as vantagens, tem um design muito cool, mesmo ao gosto dos miúdos e ele adorou!
O Revolut Junior é muito mais que um cartão de débito, é uma super App financeira que ajudará os miúdos desde o início da sua independência financeira . E esta é a razão principal para o termos escolhido para o nosso filho. E as vantagens não ficam por aqui. A utilização do cartão Revolut Junior é muito fácil e intuitiva, tanto para os miúdos como para os pais, e isso devo dizer que neste momento é determinante para mim.
Assim todos os meses transferimos a mesada da nossa conta para a dele. É rápido e imediato.
Como pedir o cartão Revolut Junior?
É muito fácil e rápido! O responsável pela criança deve registar-se na Revolut (grátis) e criar uma conta Revolut Júnior para a criança que também é grátis. Neste processo pede também o cartão físico que lhe será enviado uns dias depois. Pode logo instalar a aplicação no seu telemóvel e no telemóvel da criança. Caso a criança não tenha um smartphone pode também usar o cartão que funciona como um cartão de débito normal, mas é mais interessante se a criança puder ver os gastos e gerir as suas economias. O meu filho gosta de ver onde gasta o dinheiro e até faz uma poupança no cartão.
Quanto custa o cartão Revolut Junior?
Todo este processo é grátis, assim como o cartão para pais e filhos, no plano standard. Neste plano há um limite de mesada para os miúdos de 40€ mensais, o que já é uma boa mesada! Mas se pretender uma mesada maior ou outras funcionalidades do cartão como a atribuição de Tarefas e definição de Objectivos, a Revolut tem outros planos pagos: Plus, Premium e Metal.
Estes planos prevêem o pagamento de uma mensalidade pela conta dos pais – mas oferece também bastantes vantagens adicionais que podem ser do vosso interesse. A conta dos miúdos é sempre grátis. Também pode ser vantajoso ter um plano pago caso tenha mais filhos, pois em alguns planos pagos é possível ter mais do que uma conta Revolut Junior associada. Eu tenho um plano pago porque como sempre usei muito o cartão em viagem preciso de um plafond maior para os levantamentos com taxas grátis. Já poupei centenas de euros à conta do uso deste cartão, que permite levantamentos sem taxas pelo mundo fora.
Quem pode pedir o Revolut Junior?
Pais ou responsáveis legais pela criança. A super App Revolut Junior é direcionada a crianças dos 7 aos 17 anos.
O que pode a criança fazer com o a super App Revolut Junior?
A criança recebe o dinheiro na sua conta e depois pode usá-lo, fazendo pagamentos em lojas ou online. Podem gerir todo o dinheiro diretamente na app, vendo os gastos, fazendo poupanças e criando Objectivos e beneficiando das recompensas que são as Tarefas.
O que podem controlar os pais
Os pais podem controlar os gastos das crianças e bloquear o cartão se necessário. Em alguns planos pagos os pais podem criar tarefas remuneradas e objectivos para as crianças.
A questão da segurança é também muito importante e a Revolut tem uma gestão rigorosa mantendo bloqueados operadores comerciais e negócios que não são adequados à idade das crianças.
Mais informações: www.revolut.com
Este artigo foi escrito em parceria com a Revolut.