Um pouco por todo o mundo, o Carnaval é sinónimo de alegria, cor, folia e muita música. Os desfiles saem à rua, com máscaras e costumes, acompanhados de fantásticas coreografias. Em alguns concelhos de Portugal, o Carnaval já é uma importante tradição.
Apesar de vivermos numa altura atípica, e ainda com alguns constrangimentos, há imensas atividades divertidas para fazer em família, de norte a sul do país.
Porém, se a pandemia lhe voltou a trocar as voltas ou se não conseguiu planear o que tinha em mente para os seus filhos (É Carnaval, ninguém leva a mal!), que tal organizar uma festa em casa com a melhor dose de diversão?
Carnaval em casa
Os períodos de confinamento que todos vivemos, mostraram a importância da criatividade e de pensarmos fora da caixa. Para planear a festa de Carnaval em casa para os mais pequenos, é mesmo isso que tem que fazer: dar asas à imaginação.
O ambiente perfeito
Todas casas têm um potencial incrível de transformação. Pense naquilo que os seus filhos mais gostam e tente criar um cenário à volta dessa ideia. As opções de decoração são infinitas, mas há cenários que não exigem grande transformação.
Por exemplo, a sala de um fantasma, com papel higiénico a decorar e lençóis brancos, ou de um vampiro, com ketchup a imitar sangue e muitas gomas assustadoras. Com algum planeamento, pode transformar a sua sala num verdadeiro castelo de princesas, no mundo encantado do Harry Potter ou de Star Wars. A imaginação não tem mesmo limites!
Máscaras e disfarces
Consoante o tema da festa, prepare um cantinho onde as crianças possam criar as suas próprias máscaras. Recorra a material que já não utiliza, como rolos de papel higiénico, caixas de cartão, pacotes de leite, tampas de garrafas de água ou sumo… Basta juntar um pouco de cor e glitter e já tem a receita perfeita para um bom entretenimento!
Para os disfarces, procure no guarda vestidos roupa que os seus filhos já não utilizam e aproveite para lhes dar um outro ar. O segredo é envolver as crianças nas atividades. Vai ver que são mostrar interessadas e orgulhosas dos seus trabalhos manuais.
Concurso de máscaras
Qual será a melhor máscara da família? Realize uma competição e até pode convidar familiares e amigos (presencialmente ou via videochamada) para assistirem ao desfile. Defina os critérios de avaliação e deixe a difícil decisão para o júri. Não se esqueça do prémio!
Pinturas faciais
O que seria do Carnaval sem perucas ou pinturas faciais? As crianças adoram e permitem-lhes brincar com outro entusiasmo. Tenha em atenção para utilizar tintas à base de água e confira os ingredientes, já que algumas crianças podem desenvolver reações alérgicas.
Menu especial de Carnaval
Traga, também, a imaginação à mesa. Os pratos tradicionais que os seus filhos gostam podem ter aqui um verdadeiro twist!
Palhacinhos de hambúrguer, cabelos de bruxa, salsichas do espaço, bolo do Shrek (de agrião!), fantasminhas de chocolate branco… Na internet, encontra mil e umas receitas para surpreender os mais pequenos neste dia!
Explore os seus dotes culinários – e até pode envolver a criança na preparação de alguma receita – e não tenha medo de arriscar.
Workshops
Organize atividades DIY com os pequenos. Fazer uma tiara, uns óculos de fantasia, um lacinho colorido para o patudo lá de casa, um chapéu com a caixa dos cereais, uma máscara estilo veneziana,… Estes trabalhos manuais podem, depois, ser o mote para uma exposição caseira!
Música, claro!
Não podemos falar em Carnaval sem música. Em família, criem uma playlist divertida e que inspire novas coreografias. Não se esqueça de incluir as músicas preferidas dos seus filhos!
Como vê, o Carnaval está longe de ser cancelado! As crianças retêm memórias e experiências positivas… Faça deste dia uma celebração diferente e inesquecível!