Praga foi uma cidade que nos surpreendeu imenso. Já sabíamos que seria uma cidade bonita, mas não estávamos preparados para uma cidade tão cuidada e romântica! Situada nas margens do Rio Vltava, a capital da República Checa respira arte e cultura por todos os cantos! Conhecida pela cidade das 100 cúpulas, esta é uma das capitais europeias que tem de visitar com os miúdos. Praga é fácil, acessível e tem muito para ver e fazer com crianças.
Melhor altura para visitar Praga
Para nós, qualquer altura é boa para viajar e para visitar Praga também! Sendo Praga uma das capitais mais populares da Europa, vai sempre encontrar muitos turistas, mas não se preocupe. Nós fomos a Praga em agosto e, embora com muitos turistas, não foi nada difícil visitar a cidade.
No inverno encontra menos turistas, mas está bastante frio, há a possibilidade de apanhar dias de chuva e os dias também são mais curtos. De qualquer forma, o inverno também é uma ótima altura para visitar Praga e, se for perto do Natal, a cidade ganha aquele encanto natalício e deliciosos com os mercados e as decorações alusivas à quadra.
Nós fomos no verão e gostámos muito, embora tenha estado bem quente!
Assim, diríamos que a melhor altura para visitar Praga seria de maio a outubro, ou entre a primavera e o outono.
Quantos dias precisa para visitar a cidade?
Depende muito de pessoa para pessoa. Nós não gostamos de correr, mas de viajar calmamente e, como tal, demoramos mais tempo. Uma vez que viajamos com crianças, também gostamos de viajar ao ritmo delas e deixá-las brincar e descansar. Estivemos quatro dias em Praga, foi bom, vimos muitas coisas, mas achamos que seis dias seriam o ideal.
Como ir do aeroporto de Praga para o centro da cidade
O aeroporto de Praga, Václav Havel, fica a cerca de 20km do centro da cidade. Pode chegar ao centro da cidade de várias formas:
Airport Express : vai direto do aeroporto para a estação central ferroviária de Praga. Uma vez na estação, é muito fácil chegar ao centro de Praga a pé, são cerca de 10/15 minutos a andar.
Autocarro público : pode encontrar os autocarros públicos para o centro da cidade mesmo em frente aos terminais 1 e 2. Os bilhetes para o autocarro público podem ser adquiridos em máquinas, na área das chegadas do aeroporto, na paragem do autocarro e também pode comprar dentro do autocarro, ao motorista. Não se esqueça que para as máquinas vai precisar de coroas, a moeda checa.
Tem também disponíveis táxis, mas sendo que existem formas muito mais económicas e também fáceis de chegar a Praga, pode sempre poupar algumas coroas!
Como ir da estação de comboio para o centro da cidade
É muito fácil e não precisa de usar transportes públicos. Pode fazê-lo a pé, enquanto se maravilha com a belíssima cidade que está a visitar. Com um mapa ou pedindo informações nos diversos balcões de turismo é mesmo fácil ir para o centro. Foi assim que nós fizemos, uma vez que chegámos a Praga de comboio, vindos de Berlim.
Como se movimentar em Praga
A pé! A cidade é pequena e faz-se perfeitamente a pé. Apenas usámos o funicular para chegar ao topo do parque Pétrin. Não se esqueça de levar o carrinho dos miúdos.
Onde comer em Praga
Não faltam restaurantes, cafés e esplanadas para fazer as refeições, tomar um café ou comer um gelado! Também não faltam coisas doces em Praga e não é fácil segurar os miúdos e os mais gulosos! Também há lojas de conveniência e supermercados. Consegue facilmente fazer-se uma refeição acessível, há muitas opções de carne, hamburgueres e pizzas, tudo coisas que os miúdos adoram.
Uma dica para o pequeno-almoço: gostámos muito de conhecer e tomar o pequeno-almoço num pequeno café no centro de Praga, o Ebel Coffee (Kaprova 11, Prague 1), um pequeno almoço/brunch maravilhoso e muito acessível. Fica na rua Řetězová 9, a dois minutos do nosso hotel.
Não pode sair de Praga sem comer o melhor gelado da cidade na Crème de la Crème, mesmo debaixo do hotel onde ficámos, na rua Husova 231/12.
Onde dormir em Praga
Quando visitamos uma cidade por poucos dias, tentamos sempre ficar no centro. Em Praga não foi diferente: ficámos num apartamento numa das ruas principais da Cidade Velha. A localização era mesmo central, o que nos permitia sair a pé para todo o lado, a qualquer hora. Adorámos o alojamento — é ideal para famílias com crianças, tanto pela localização como pelo conforto.
Outros hotéis bem localizados em Praga
Informações úteis
A moeda da República Checa é a Coroa Checa (CZK). Não faltam casas de câmbio para trocar euros por coroas, mas as taxas, além de variarem bastante de sítio para sítio, são muitas vezes desfavoráveis, sobretudo em zonas turísticas.
A forma mais prática e segura de obter dinheiro é levantar numa caixa multibanco de um banco oficial, algo relativamente fácil de encontrar. Esta é também a opção que se revela mais económica quando se utiliza o Revolut, o cartão que usamos sempre nas nossas viagens. Até determinado valor, não cobra taxas de levantamento e permite fazer pagamentos e levantamentos com câmbios muito mais vantajosos, o que o torna uma opção simples e eficiente para viajar.
O que visitar em Praga com crianças
Neste artigo juntamos tudo o que pode ver e fazer em Praga com os miúdos.