Não sabemos muito bem porquê, mas não conhecíamos bem a Beira Baixa. Já tínhamos passado por lá quando fizemos a Estrada Nacional 2, já tínhamos estado pontualmente em alguns locais, mas era uma parte do país que ainda não tinha merecido a devida atenção. Mas isso acabou! Estivemos a passear durante alguns dias pela Beira Baixa e saímos de lá rendidos e apaixonados por esta parte do nosso país. Não falta nada, desde aldeias de sonho, castelos com vistas incríveis até às paradisíacas praias fluviais que nos surpreenderam.
Nós não sabíamos, mas agora podemos afirmar que há muito para descobrir na Beira Baixa. Não chegam alguns dias; são precisos muitos dias e, mesmo assim, é preciso voltar. Assim faremos, pois planeamos voltar para continuar a explorar o que ficou por visitar, e que foi muito!
Deste nosso passeio escolhemos 7 locais para visitar com crianças. É porquê estes e não outros? Porque tínhamos que fazer uma seleção e porque os que elegemos reuniram consenso familiar!
Aldeia de Monsanto
Quando chegámos à Aldeia de Monsanto, ecoava na nossa cabeça uma pergunta: “como é que ainda não tínhamos vindo conhecer a Aldeia mais Portuguesa de Portugal”?
Percorrer as suas ruas de pedra é uma experiência simplesmente fabulosa. É uma aldeia diferente das demais, na medida em que é bonita, acolhedora e cuidada. Em cada esquina, rua ou ruela podemos obter uma imagem para um postal. Os gigantes penedos desta colina impõem respeito e conferem mais autenticidade a este lugar. Da vista soberba do Miradouro da Praça dos Canhões ao castelo, passando pela igreja matriz e gruta, e parando nos miradouros para admirar a vista do vale, não falta o que ver nesta pequena aldeia encantada.
Não saiam de Monsanto sem passar pela esplanada da Tasca de Viriato. Os adultos podem beber uma cerveja artesanal e os miúdos podem comer uma fantástica tosta mista (à maneira da Beira Baixa) e todos podem apreciar a calmaria na paisagem a perder de vista.
Não esperem muito para irem visitar esta aldeia porque vale mesmo muito a pena!
Aldeia de Penha Garcia
Ao percorrer a estrada nacional, avistámos a pequena aldeia de Pena Garcia e as suas casas brancas e todas juntas pela colina acima, com a pequena igreja lá no alto. Ficámos logo com vontade de a visitar. Foi o que fizemos, subindo de carro até ao castelo. O castelo é interessante e os miúdos gostaram de andar por lá a explorar. A vista para o Vale do Rio Ponsul com a sua praia fluvial lá em baixo é muito bonita.
Não há roteiro para Penha Garcia! Deixe-se perder pelo castelo, aprecie a vista da igreja e vá descendo pelas ruas apertadas, mas bonitas e cuidadas, até à praia fluvial.
Praia Fluvial da Cerejeira, Fróia e Penha Garcia
São muitas as praias fluviais bonitas da Beira Baixa. Por isso, fazer uma escolha não é nada fácil! Destacamos estas três, porque além de bonitas e cuidadas, estão entre as que mais gostámos de visitar. Para saber mais sobre praias fluviais veja o nosso artigo: As melhores praias fluviais da Beira Baixa.
Centro de Ciência Viva da Floresta – Proença-a-Nova
Não podem sair de uma visita à Beira Baixa com crianças sem visitar o Centro de Ciência Viva porque é dos mais bonitos e interessantes que já vimos. Como o nome indica, este centro é dedicado à floresta, ou à vida na floresta. Por ser muito interessante e muito interativo, é fácil ficar por lá um bom bocado com os miúdos.
O Centro de Ciência Viva tem um jardim com um charco e também um parque infantil e parque de merendas. Não deixem mesmo de passar lá!
Mais informações: Centro de Ciência Viva da Floresta
Castelo do Rei Wamba – Vila Velha de Rodão
Reza a lenda que a mulher do Rei Wamba, a rainha, se perdeu de amores por um Rei Mouro e fugiu para o seu castelo. O Rei Wamba, disfarçado de mendigo, foi lá procurar a sua rainha. Ela reconheceu-o e escondeu-o no seu quarto, seguidamente denunciou-o ao rei Mouro que o encarcerou para de seguida o matar.
Como último desejo o Rei Wamba pediu para tocar o seu corno por uma última vez. O Rei Mouro concedeu-lhe este último desejo, mas o que ele não sabia era que aquele era um sinal para os soldados do Rei Wamba avançarem para o castelo do Rei Mouro. Uma vez lá, os soldados libertaram o rei Wamba e trouxeram a rainha de volta a casa. A rainha foi julgada e atiraram-na a rebolar do cimo do castelo até ao Tejo. Reza a lenda que ela lançou uma maldição à terra e que pelo sitio onde ela passou, não voltou a crescer vegetação.
Foi com esta lenda que, debaixo de um calor tórrido, levámos os miúdos a conhecer o castelo, e claro que eles acharam piada. Andámos à procura do lugar por onde teriam lançado a rainha traidora, mas não o encontramos!
O castelo é nada mais que uma torre de menagem rodeada de um miradouro de 360º, de onde se pode observar o Rio Tejo e o Monumento Natural das Portas do Ródão. Vale a pena subir ao castelo e à sua torre.
Monumento Natural das Portas do Ródão
O Monumento Natural das Portas do Ródão pode ser apreciado a partir de um miradouro no caminho para o Castelo do Rei Wamba, ou então durante um passeio de barco pelo Tejo. A nossa ideia era fazer o passeio de barco, mas a nossa miúda dizia que estava com medo e que não queria andar de barco e desistimos com muita pena nossa. Fica para a próxima!
Este monumento natural sobressai pela imponente garganta escavada pelo Rio Tejo na Serra do Perdigão. É de facto uma grande e bonita obra da natureza e não podem sair de Vila Velha de Ródão sem o ver. Ao atravessar a ponte tem também uma bonita visão das Portas do Ródão.
Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha
A história desta aldeia começa no século I a.C, que nessa altura tinha o nome de Egitânia. Esta é uma das mais antigas aldeias históricas de Portugal.
A pequena aldeia de Idanha-a-Velha, é mesmo muito pequena, mas tem tanto de pequena como de bonita! Vale a pena andar pelas ruas (que são poucas!), passar pela igreja e descer à ponte sobre o Rio Ponsul. Pode aproveitar e descansar no pequeno café do largo da aldeia e usufruir do silêncio e da paz que por lá reina.
Hotéis para famílias na Beira Baixa
No nosso passeio pela Beira Baixa ficámos a dormir em dois alojamentos que recomendamos: a Herdade Clube de Tiro de Monfortinho em Monfortinho, que adorámos, e a Herdade da Urgueira em Vale Pousadas, Vila Velha de Ródão, da qual também gostámos muito. Tanto um, como o outro são alojamentos perfeitos para famílias com crianças.
Mais artigos que podem ajudar numa visita à Beira Baixa:
- Roteiro pela Beira Baixa: tanto para descobrir com os miúdos
- As melhores praias fluviais da Beira Baixa
A nossa visita à Beira Baixa foi em 2020 e teve o apoio da Beira Baixa.pt .