O Museu do Pão andava há muito na nossa lista de museus para visitar. Já passamos por Seia muitas vezes, mas ainda não tinha sido possível parar para fazer a visita. Quando nos alojamos na Casa das Palmeiras, ficou logo decidido uma visita ao Museu do Pão e embora as expectativas fossem altas, não ficaram defraudadas! O Museu do Pão é uma delícia em forma de museu e os miúdos adoraram!
Situado em Seia, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, o Museu do Pão abriu as suas portas em 2002, fruto de uma iniciativa de professores, empresários e historiadores.
No Museu do Pão toda a família embarca numa viagem ao maravilhoso mundo do Pão. Com mais de 3.500 m2 de área coberta, este complexo museológico situa-se numa bela casa reconstruída e é um dos maiores museus do pão de todo o mundo.
O museu está divido em quatro salas temáticas:
Sala Ciclo do Pão
A sala do Ciclo do Pão ilustra o antigo ciclo tradicional do pão português. Nesta sala encontram-se três moinhos em funcionamento que nos fazem viajar ao passado. Aqui os miúdos ficam a conhecer os diversos cereais e podem mesmo mexer-lhes! A canastra da padeira, a bicicleta que fazia a entrega do pão, as listas com os preços dos pães, balanças, dizeres antigos e lengalengas que se usavam há muitos anos, são algumas das coisas que aqui vão ver. Nesta sala encontram-se todos os utensílios que de alguma forma estão ligados à tradicional confeção do pão. É uma das salas mais giras para os miúdos.
Sala Arte do Pão
Na sala Arte do Pão estão expostos objetos artísticos com inspiração no pão: objetos em cerâmica, prata, vidro e outros materiais, arte sacra, madeira, azulejos, postais antigos, diplomas, calendários e muito mais.
Sala Pão Político, Social e Religioso
Antes de entrar na sala nesta sala, vai passar pelo café, não deixe de apreciar a paisagem que a varanda oferece. Se tiver tempo descanse um pouco, pois a sala é mesmo bonita.
A sala Pão Político, Social e Religioso narra a história do pão desde 1640 até 1974. Aqui também se pode aprender a simbologia do pão na religião, nomeadamente, no cristianismo e no judaísmo, religiões que atribuem ao pão uma conotação sagrada.
Sala temática
Finalmente, para deleite dos miúdos, a Sala Temática que é mesmo dedicada aos mais pequenos e ali a didática e a magia misturam-se.A sala que parece um bosque encantado é animada com figuras que vão retratando todo o processo de execução do pão, desde que é semeado o cereal até que o pão sai do forno. Esta última visita é guiada por uma monitora que de uma forma divertida e lúdica vai contando a “história” e interagindo com os miúdos.
No final os miúdos vão poder mexer na massa de pão e moldar o seu pão que vai ao forno e se pode levantar um pouco depois na receção do museu, é uma recordação do museu que os miúdos acharam piada.
Mercearia
Não pode sair do Museu do Pão sem visitar a mercearia, se gosta de pão prepare-se, que lá vai encontrar vários tipo de pão e dá vontade de trazer todos! Do pão de chocolate ao pão de aveia e centeio, há várias opções. O cheirinho desta sala é indescritível! Na mercearia também vai encontrar muitas outras coisas relacionadas com o pão e a sua confeção. Vale mesmo a pena passar lá, porque além de tudo é bonita!
Restaurante
O Museu do Pão também tem um restaurante, nós almoçamos lá e a comida é deliciosa. O restaurante é também bonito e o staff muito simpático e prestável, mas não é muito barato. Ao fim de semana é aconselhável marcar, pois estava cheio e foi com muita sorte que conseguimos uma mesa.
Informações úteis Museu do Pão
Preço Museu do Pão (2019)
- Adultos: 5 €
- Crianças até aos 12 anos: 3 €
Horário
- Terça a domingo, das 10h às 18h
Morada Museu do Pão
Rua de Santana, Quinta Fonte do Marrão, 6270-538 Seia
+ info: www.museudopao.pt
Onde dormir perto do Museu do Pão
- Casa das Palmeiras (foi aqui que ficamos quando visitamos o Museu do Pão)
- Hotel Eurosol Seia Camelo
- Luna Chalés Montanha
- Puralã – Wool Valley Hotel & Spa
- Quinta do Crestelo – Aparthotel
- Casa do Loureiro
- Casa das Tílias