Não sabe o que fazer em Lisboa com crianças? Deixamos-lhe uma lista com 20 locais e atividades para fazer em família na belíssima capital de Portugal.
Em Lisboa, há novidades todos os dias: um novo passeio, um novo museu, um novo jardim, uma nova loja… Vamos conhecer alguns dos locais que não pode mesmo perder na grande cidade!
Lisboa: 20 locais que não pode perder
Museu Nacional dos Coches
O Museu Nacional dos Coches contempla uma coleção única no mundo, composta por viaturas de gala e de passeio dos séculos XVI a XIX, provenientes da Casa Real Portuguesa, igreja e coleções particulares. Conheçam o Landau do Regicídio, explorem a coleção através dos ecrãs interativos e os miúdos vão ficar supreendidos com a evolução dos meios de transporte que eram utilizados pelas cortes europeias até ao aparecimento do automóvel.
Kidzania
Nesta cidade em ponto pequeno, as crianças podem experimentar o que é a vida de um adulto com mais de 60 profissões para escolherem. Na Kidzania há, ainda, um teatro, aeroporto, fábricas, lojas, esquadra da polícia, bombeiros e estádio de futebol. Enquanto eles brincam, os adultos ficam cheios de inveja por não poderem entrar na cidade de brincar mais gira do país.
Pavilhão do Conhecimento
Situado no Parque das Nações, o Pavilhão do Conhecimento – Cento de Ciência Viva é o local ideal para uma visita em família. Para além de exposições, há sempre muitas atividades a decorrer, que prometem desafiar os pequenos cientistas lá de casa.
Planetário Calouste Gulbenkian
Em Belém, existe um local onde o céu está sempre estrelado… até mesmo durante o dia! Na cúpula de 23 metros existente no planetário, é possível ver as constelações, luas, planetas, nebulosas, galáxias e, quem sabe, um extraterrestre! Quer mais um motivo? A entrada no Planetário é gratuita no primeiro domingo de cada mês!
JumpYard | Carnaxide
As crianças estão sempre aos pulos, por isso, nada melhor que os levar ao sítio indicado para gastar as energias enquanto aproveitam uma boa dose de diversão. No JumpYard, a diversão é levada a sério! Neste parque radical indoor, os miúdos podem treinar para Ninja Warrior graças à extensa oferta de actividades radicais, desde os trampolins à escalada.. Vamos saltar?
Oceanário
No Parque das Nações, encontra um dos melhores aquários do mundo e, muito provavelmente, a atração mais famosa da cidade. No Oceanário de Lisboa, pequenos e graúdos encontram toda uma miríade de inquilinos para conhecer (cerca de 8000 animais!) distribuídos por quatro habitats marinhos que atravessam as águas dos oceanos: Atlântico, Antártico, Pacífico e Índico.
Arco da Rua Augusta
Um ótimo local para visitar, ensinar e aproveitar a vista 360º de Lisboa. O Arco da Rua Augusta é um dos miradouros mais divertidos de Lisboa e, se parar na Sala do Relógio, pode ficar a saber tudo sobre o monumento de 1875.
Embarcar no HIPPOtrip
Em vez de andar pela cidade nas city tour tradicionais, porque não embarcar antes no HIPPOtrip? Pode andar pelas ruas da cidade a ouvir lendas e histórias e depois entrar pelo rio adentro. Caso se esteja a perguntar como tal é possível, a resposta é que o autocarro é também um barco! Desta maneira a família pode ver os Jerónimos, a Torre de Belém ou o Padrão dos Descobrimentos de uma maneira diferente e ainda mais divertida.
Museu da Carris
No Museu da Carris, é possível viajar no tempo com a ajuda dos transportes públicos da cidade. Na coleção permanente, encontra fotografias, títulos de transporte, uniformes, equipamentos oficiais e documentos de grande interesse histórico. Esteja atento à programação, pois o Museu organiza diversas atividades para os miúdos.
Viagem de Charrete
Antigamente, a charrete era o meio de transporte utilizado pelas pessoas. Se disser aos seus filhos que era assim que os reis e as rainhas andavam também, temos a certeza de que vão ficar muito curiosos! Na zona de Belém, pode proporcionar a toda a família uma experiência única.
Castelo de São Jorge
Descobrir o bairro, apreciar a vista do miradouro, entrar nas muralhas, tem tudo para ser o programa mais divertido de sempre! Uma dica: por vezes, aos domingos de manhã o Castelo de São Jorge ganha vida com danças e jogos para toda a família e há oficinas para para os mais novos.
Andar no Elétrico 28
O Elétrico 28, que faz a ligação entre Martim Moniz e Campo Ourique, é o mais famoso e charmoso da cidade. Tem paragem obrigatória nos bairros mais giros e divertidos da capital de Portugal! Vamos fazer um tour de elétrico com os miúdos?
Museu Nacional de História Natural e Ciência
Este museu é o melhor local para explorar a evolução das espécies e ficar a saber muito sobre os reinos animal e vegetal. Um dos pontos obrigatórios do museu é o borboletário, que é a primeira estufa de criação de borboletas da fauna Ibérica a estar aberta ao público! Para além disso, há várias exposições interessantes que vão, certamente, acrescentar valor à sua visita.
Ler Devagar
Neste local original e mágico, situado no LX Factory, pode ver uma bicicleta a voar enquanto se deixa perder pela magia dos livros que a rodeiam e pode sempre beber um café enquanto relaxa e se diverte em família.
Museu do Dinheiro
Aqui pode percorrer a história do dinheiro e a sua relação com a sociedade. É um ótimo local para explicar aos mais pequenos alguns conceitos de economia e de poupanças. Há várias atividades dirigidas aos mais novos como, por exemplo, aprender a fazer um porquinho de mealheiro! E para não ser só conversa séria, atreva-se a tocar numa barra de ouro de 12kg ou cunhar uma moeda à sua imagem. E nada tema, a entrada no museu é gratuita!
QUAKE
QUAKE é o novo museu imersivo em Lisboa que conta a história do terramoto que destruiu a cidade, em 1755. Nesta experiência imersiva e pedagógica, os visitantes viajam no tempo e são convidados a fazer parte de cenários realistas que prometem animação, mas, acima de tudo, uma boa dose de conhecimento.
Quinta Pedagógica dos Olivais
Com mais de 27 anos, este é um dos espaços privilegiados da capital para as crianças contactarem com as atividades do mundo rural. Na Quinta Pedagógica dos Olivais, aprende-se sobre as tradições rurais em Portugal e celebra-se as festividades do calendário rural. É o local perfeito para um dia em família, imersos na natureza e no contacto com os animais.
Jardim da Estrela
Com um design que evoca os lindíssimos jardins ingleses, o Jardim da Estrela alegra os seus visitantes já desde 1842. Possui uma vegetação abundante e bonitos canteiros coloridos, árvores floridas e bancos aqui e ali. Um dos pontos centrais do jardim é o coreto verde de ferro forjado, onde os músicos tocam nos meses de Verão. Este é, sem dúvida, um espaço perfeito para piqueniques com crianças, em plena cidade.
Playprincess | Cascais
Mães de meninas? Esta atividade é especialmente para as pequenas princesas da casa. O “Playbowling” de Cascais tem um paraíso cor de rosa onde as mais pequenas podem fazer a manicure, pedicure, passagem de modelos, pinturas faciais, massagens e penteados. Elas nem se vão acreditar!
Quinta da Regaleira | Sintra
Sintra foi um dos primeiros berços da arquitetura romântica na Europa. Na Quinta da Regaleira, há jardins luxuosos, fontes e terraços de cortar a respiração… Aqui, não faltam mistérios e curiosidades para desvendar em família, equanto apreciam a beleza deste local mágico.
Agora já sabe o que fazer em Lisboa com crianças!