Levar as crianças a visitar oceanários é uma excelente atividade para suscitar a curiosidade dos pequenos sobre as diferentes espécies da vida marítima.
Pode, ainda, ser uma boa experiência para educar e sensibilizar para a proteção dos oceanos de forma lúdica e divertida.
Vamos conhecer algumas propostas?
Oceanário de Lisboa
O Oceanário de Lisboa é um convite para as crianças aprenderem mais sobre ciência e um local mágico que transmite uma sensação única, como se estivéssemos dentro do oceano. Foi, recentemente, considerado o melhor oceanário do mundo e é a casa de cerca de 8 000 animais e plantas de mais de 500 espécies!
O Oceanário de Lisboa é composto por quatro habitats marinhos e a visita visita desenrola-se em dois níveis, o terrestre e o subaquático, atravessando as águas dos quatro oceanos: Atlântico, Antártico, Pacífico e Índico.
Durante a visita há muito para ver: os pinguins, as várias plantas que habitam o mar, os peixes de todas as formas e cores e as lontra-marinha – o mamífero mais pequeno e o mais recente no oceano.
Outras exposições
Para além desta exposição central, o Oceanário conta com a exposição temporária “Florestas Submersas” que apresenta as florestas tropicais através de um aquário, com 40 espécies de peixes tropicais de água doce e cerca de 46 espécies de plantas aquáticas.
Para sentir o mar através de uma experiência imersiva, pode também visitar a exposição “ONE, O Mar como nunca o sentiu”. Esta obra retrata a ligação profunda do Homem com o mar e destaca a grandiosidade do oceano. Todas as imagens presentes nesta exposição foram capturadas nas águas portuguesas e foram editadas para criar efeitos mágicos!
Atividades
Mas a proposta do Oceanário vai muito além das visitas. Com foco na sustentabilidade e conservação dos oceanos, há muitos programas educativos que estimulam a descoberta e promovem a aprendizagem das crianças (e não só!).
Para entreter os miúdos, há mil e uma atividades que pode consultar no site do Oceanário. No entanto, destacamos a aventura de passar uma noite no Oceanário, os concertos para bebés e as férias debaixo de água.
Informações:
Contactos: 21 891 7000 / [email protected]
Esplanada Dom Carlos I s/nº, 1990-005 Lisboa
Aquário Vasco da Gama
Junte natureza e história e tem a atividade perfeita para o seu filho! O Aquário Vasco da Gama, em Oeiras, é um dos mais antigos do mundo e está ligado à história de Vasco da Gama, navegador e explorador português.
Na visita a este espaço, os mais pequenos ficam a conhecer espécies animais e vegetais pertencentes aos mais variados grupos zoológicos e botânicos, provenientes de ecossistemas de água doce e salgada, de ambos os Hemisférios. No entanto, aqui a fauna da costa portuguesa é quem ocupa o lugar de destaque, considerada um dos maiores tesouros do nosso país.
Atividades
O Aquário inaugurou, recentemente, a “Janela para o Oceano”, uma sala totalmente interativa e a pensar nos mais novos. Este é um espaço com um dos maiores ecrãs interativos de Portugal e da Península Ibérica, onde as crianças podem interagir através de vários filmes que focam as características das espécies que habitam o Aquário Vasco da Gama e várias questões ligadas à poluição.
O próprio chão torna-se também num espaço interativo: é como se fosse o oceano, por isso, quando as crianças andam parece que estão a chapinhar na água! Existem ainda duas mesas interativas para desenhar peixes e enviar esses mesmos peixes para o oceano interativo.
As famílias que visitam regularmente o Aquário Vasco da Gama deparam-se com um conjunto de atividades pedagógicas muito interessantes para as crianças. Nas oficinas pedagócicas, por exemplo, não há limites para a imaginação! Entre várias propostas, o Aquário convida as crianças a viajar no tempo e a serem naturalistas por algumas horas ou a descobrirem algumas das espécies que viveram debaixo de água toda a sua vida…
Museu
Na altura em que o Aquário foi inaugurado (em 1898), o rei D. Carlos I compilou, numa exposição temporária, algumas espécies que recolheu durante as suas campanhas oceanográficas.
Estas espécies raras associadas ao monarca são uma das principais atrações do museu do Aquário Vasco da Gama. Aqui pode encontrar moluscos, peixes marinhos, peixes de água doce, aves aquáticas, tartarugas e mamíferos marinhos.
Informações:
Contactos: 21 420 5000 / [email protected]
R. Direita do Dafundo, 1495-718 Cruz Quebrada
Aquário da Madeira
Inaugurado em 2005, o Aquário da Madeira, na vila do Porto Moniz, tem como objetivo preservar e dar a conhecer a biodiversidade marinha dos mares do Arquipélago.
Acolhe mais de 90 espécies, distribuídas por diversos tanques de exposição que representam os vários habitats do mundo marinho madeirense. O tanque mais imponente contém cerca de 500 00 litros de água salgada!
Apesar de se tratar de espécies autóctones, a maioria das espécies aqui presentes podem também ser encontradas nos Açores, Canárias e Cabo Verde.
Para além da riqueza de espécies promovidas pelo Aquário, vale a pena visitar o espaço pela sua história e privilegiada localização. O edifício encontra-se instalado no antigo forte de São João Batista. As ruínas do Forte foram adquiridas pela Câmara Municipal do Porto Moniz, em 1998, que recuperou o forte com o seu traço original, tendo o seu interior sido adaptado à sua nova função de Aquário.
Informações:
Contactos: 291 850 340
R. do Forte de São João Baptista 7A, 9270-095 Porto Moniz
Fluviário de Mora
O Fluvial de Mora encontra-se localizado no Parque Ecológico do Gameiro, em Évora. É o maior aquário de água doce da Europa e tem como missão divulgar os diferentes peixes de rio de Portugal (da nascente até à foz) e outras espécies da Península Ibérica, da bacia hidrográfica do rio Amazonas e dos grandes lagos africanos do vale do Rift.
O Fluviário de Mora pretende, acima de tudo, sensibilizar para a necessidade de cuidarmos dos ecossistemas da água doce, apesar de esta constituir apenas 0,01% de toda a água do planeta Terra.
Exposições e atividades
O Fluviário de Mora tem um leque muito completo de exposições. “Habitats exóticos” mostra como vivem alguns anfíbios, répteis e peixes dos rios da América do Sul, América Central, Ásia e lagos de África. Na zona exterior, as lontras-de-garras-pequenas e as lontras-europeias são a principal atração e não se esqueça de levar o seu filho à mostra “Monstros do Rio” para observar peixes de água doce de grandes dimensões!
Para além da visita ao aquário e às exposições, as crianças têm muitas atividades à sua espera. E que tal serem aquaristas ou biólogos por uma hora? Aprender a tratar dos animais e conhecer alguns dos seus segredos é a proposta do Fluviário de Mora para aguçar a curiosidade dos pequenos pelo mundo da água doce.
Numa perspetiva mais “técnica”, o Fluviário de Mora, dá a oportunidade de conhecer e aprender um pouco mais sobre os sistemas necessários à manutenção dos aquários.
Informações:
Contactos: 266 448 130 / [email protected]
Parque Ecológico do Gameiro, 7490-909 Cabeção
Aquamuseu do Rio Minho
Junto à margem do rio Minho e integrado numa envolvente natural de Vila Nova de Cerveira, O Aquamuseu dedica-se à promoção do conhecimento e da difusão do património natural associado à bacia hidrográfica do rio Minho.
Quem visita o Aquamuseu tem a oportunidade de conhecer as espécies mais representativas do Rio Minho, desde a nascente até a foz.
Na exposição, o aquário simula o percurso de um rio: a viagem inicia-se na zona alta, onde se podem encontrar trutas e bogas; na zona média, é possível conhecer alguns peixes migradores, como o salmão e a lampreia, e, ainda, outras espécies típicas de água doce, como o ruivaco e o pimpão; já na zona baixa, encontramos as tainhas, as solhas e o peixe-rei. No final, como numa espécie de praia rochosa, vivem os robalos, sargos, mexilhões e anémonas.
No exterior, a lontra Eureka, presente no Lontrário do Aquamuseu, tem um objetivo muito claro: sensibilizar os visitantes para a importância da conservação dos habitats desta espécie, que têm sido destruídos pelos homens ao longo dos anos.
Aprender no Aquamuseu
O Aquamuseu dispõe de atividades pedagógicas para crianças desde a idade pré-escolar até ao 3.º ciclo e secundário. Todas têm o propósito de educar e sensibilizar para a proteção e conservação da vida da água doce e, também, dar a conhecer o melhor da natureza da zona do rio Minho e Vila Nova de Cerveira.
De destacar ainda o projeto LowPlast que pretende alertar para a necessidade de reduzir o uso de plástico nas nossas vidas e sensibilizar para os danos que este causa nos oceanos. Este projeto engloba várias ações com público-jovem, inclusive em rios e praias.
Informações:
Contactos: 251 708 026 / [email protected]
Parque de Lazer do Castelinho 4920-290 Vila Nova de Cerveira
Sealife Porto
O SeaLife Porto é considerado o “aquário das famílias”! Encontra-se dividido em vários espaços, onde não faltam animais e habits para descobrir.
A principal atração é o Reino do Neptuno: o único túnel subaquático do país e a casa de raias, tubarões e da famosa tartaruga Mariza. Na Gruta dos Oceanos, os visitantes têm a oportunidade de ver de muito perto os tubarões do Sealife e a Baía das Raias promete delirar os mais pequenos com estas criaturas fascinantes.
Quanto às espécies, saiba que muitas das que vai encontrar estão em vias de extinção... Algumas foram resgatadas e desenvolveram-se através de um projeto de conservação do SeaLife. Desde cavalos marinhos, a medusas, os assustadores tubarões, aos polvos e pinguins... É de perder a conta à quantidade de animais que habitam estas águas!
No exterior do SeaLife Porto há lugar para palestras e alimentações, como, por exemplo, sobre a família dos pinguins Humboldt. Estas atividades decorrem ao longo de todo o dia.
Há várias opções de bilhetes para visitar o aquário, mas a opção “Bilhete VIP” dá a oportunidade incrível às crianças verem de perto e alimentarem a tartaruga do SeaLife, um animal gigante com cerca de 150kg!
Informações:
Contactos: 22 619 0400 / [email protected]
1ª Rua Particular do Castelo do Queijo, 4100-379 Porto