Viajar com filhos é fácil e vale muito a pena, mas desengane-se se pensa que tudo são rosas, porque isso não é verdade. Viajar com filhos requer algum planeamento e alguma resiliência. Quanto a mim, não há nada melhor que lhes possamos dar!
Depois de muitas viagens com os meus filhos, consigo enumerar algumas coisas que acho que todos os pais deviam saber. Vamos a elas!
Não vai ser tudo perfeito
Na vida não há nada perfeito, não é verdade? Com os miúdos acontece o mesmo. As fotografias nas redes sociais inundam-nos de coisas perfeitas, vidas perfeitas, corpos perfeitos, viagens perfeitas, miúdos perfeitos, mas isso é só mesmo nas redes sociais! Vão acontecer imprevistos, vamos ter de mudar os planos, não vai ser perfeito, mas será com toda a certeza maravilhoso.
Planeie a viagem
Quando se viaja com filhos é bom haver algum planeamento. É uma segurança para os miúdos sentirem que temos as coisas controladas. Para nós pais também é importante ter o básico assegurado. Não é necessário saber em que restaurante vamos almoçar no terceiro dia de viagem, mas é necessário saber que no terceiro dia de viagem vamos estar num sitio onde se encontra comida para os miúdos. É importante termos as necessidades e o conforto básico assegurados. Pode-se viajar à aventura, mas sempre com ideia do que vamos encontrar e de preferência com um plano B!
Algumas rotinas devem manter-se
Se as crianças precisam de dormir a sesta, se têm necessidade de se deitar cedo, devem manter essas rotinas dentro do possível. Não mantê-las vai deixar os miúdos cansados e mais birrentos. Mais vale parar duas horas para uma criança descansar do que andar cinco horas com uma criança a fazer birras e a chorar atrás de nós.
Os miúdos ficam doentes
Acontece! Os miúdos ficam doentes e às vezes precisam mesmo de ir ao médico, ou ao hospital. Outras vezes é só uma pequena maleita que se resolve com os medicamentos que levamos na nossa farmácia de viagem. Às vezes ficamos com o programa comprometido e temos de fazer alterações. Não há mal nenhum, os roteiros existem para isso mesmo: serem alterados! Muito importante não saia para uma viagem sem o Cartão Europeu de Saúde ou um seguro de viagem.
Não vai conseguir ver e fazer tudo o que tinha imaginado
Isso é certo. Bem sei que queremos ver tudo, chegar a todo o lado, mas quando viajamos com filhos isso vai tornar-se mais difícil. Correrias e crianças não condizem! Faça planos ajustados à realidade. Se não vir tudo, volta depois para ver. Viajar com calma é a palavra de ordem!
Eles vão fazer birras
Sem dúvida! Os meus miúdos nunca foram de grandes birras, mas também têm os seus momentos. É tal e qual como em casa. Porque queremos que fora seja diferente?
Ande sempre com água e comida
Tenha sempre comida e água consigo. Nem que tenha a certeza que vai estar num sitio onde tem um supermercado a cada 10 metros. Pode haver um contratempo, pode surgir algum problema e não conseguir ter comida disponível para as crianças. Uma criança com fome é uma criança difícil, não se pode facilitar. Viajar com filhos é mesmo assim: exige uma mochila um pouco mais pesada!
Leve coisas para os entreter
Uns brinquedos, uns livros, são sempre essenciais. Por vezes paramos e é necessário que os miúdos descansem um bocado. Meter-lhes um brinquedo na mão ou um livro é meio caminho andado para eles ficarem entretidos por um bocado, enquanto nós descansamos também. E é sempre melhor que lhes entregar o telefone!
Esse tempo em família é muito importante
Muito! São memórias e recordações que ficam no seu sub-consciente, mesmo que não se lembrem de nada! O tempo em férias com a família fica para sempre, mesmo que pareça que não. Quando eles crescem fica a alegria de mais uma aventura, a excitação de conhecer um lugar novo.
Para os adultos são as doces recordações do tempo em família e a gratidão de tudo aquilo que nos foi proporcionado. E não, não é preciso dar a volta ao mundo com eles, basta só fazer com que cada passeio valha a pena e seja uma aventura, mesmo que seja ao lado de casa.
Miúdos motivados = férias felizes!
Sabe com toda a certeza que os miúdos, mesmo muito pequeninos, têm aquele sexto sentido que os faz perceber tudo aquilo que sentimos. Pois é, eles também sentem se estiver com medo, ansioso com a viagem, irritado e por aí fora. Relaxe, vai de férias! Motive os miúdos, torne cada viagem especial. Eu faço de cada viagem um acontecimento, sempre realçando as coisas boas, sempre motivando para o que vão ver e aprender. Nunca demonstro preocupação, nem ansiedade, mesmo que a esteja a sentir. Estar positivo a acreditar que tudo vai correr muito bem ajuda a que tudo corra mesmo bem!
Vai ser cansativo
Vai, muito! Não posso negar, viajar com filhos é cansativo. Mas estar com eles em casa também é! Ora, costumo dizer: se é para ficar cansada, que seja em Nova Iorque, nas Maldivas, na Austrália ou em Londres!
Eles vão adorar e vão querer mais
Sem dúvida que sim. Todas as crianças adoram viajar se lhes dermos essa possibilidade. Claro que vão gostar mais de umas coisas do que outras, mas isso é natural. Nós também não gostamos de tudo por igual. Mas no geral, as crianças adoram as viagens. Até hoje numa ouvi alguém dizer que os filhos não gostaram de fazer uma viagem, muito pelo contrário. As crianças vão de mente aberta, a absorver tudo e a guardar experiências. Depois da primeira viagem, prepare-se: eles vão dizer que querem mais!