Conseguir que o seu bebé durma uma noite inteira não é uma missão impossível. Contudo pode ser difícil e desgastante. Mas, as mães e pais que enfrentam os longos períodos de choro e as noites sem dormir devem saber que não são estão sozinhos.
Há muita ajuda para resolver essa questão. Há livros, vídeos, cursos e terapeutas do sono, que apresentam uma série de técnicas que podem ser aplicadas para ensinar as crianças a dormir.
Neste universo está o curso Bebé Dorminhoco, desenvolvido pela nutricionista brasileira Karla Mendonça. Mãe de dois filhos, Karla decidiu reunir o máximo de informação sobre o tema antes do nascimento do seu primeiro bebé.
Segundo ela, o seu primogénito dorme 11 horas seguidas desde os 4 meses, e o mais novo 12 horas seguidas, sem mamar, desde os 2 meses, de forma natural. Entretanto, ela destaca: “isso não foi sorte!”
A mãe e profissional ainda frisa: “Eu me empenhei muito, e eles aprenderam”. Por essa razão, ela garante: “Os nossos bebés são muito inteligentes. O que lhes ensinarmos, eles vão aprender”.
- Treino do sono. Será uma boa técnica para si e para o seu bebé?
- Tabela do sono: quanto tempo deve o meu filho dormir?
Os métodos do Bebé Dorminhoco estão disponíveis online. Os cursos são direcionados para diferentes etapas da vida das crianças. O primeiro é para a fase de 0 a 5 meses.
Quando começa o bebé a dormir a noite toda?
Não há prazo para o bebé começar a dormir toda a noite. Isso varia de criança para criança e depende também da rotina dos pais. “Dormir bem é um comportamento, que precisamos ensinar com muito amor e carinho”, afirma Karla.
As necessidades fisiológicas da criança, o tempo de duração das sestas e melhores horários, assim como a importância da baixa luminosidade para o sono são postos em destaque. Dicas em como lidar com o barulho e ensinar os pais a acalmar o bebé quando ele chorar, são também abordados por Karla.
Karla esclarece que as dificuldades encontradas durante o processo são normais. Todavia, paciência e persistência são importantes. “Noites melhores estão para vir”, diz a especialista. E para conseguir isso não é preciso deixar o bebé chorar até adormecer, garante ela.
- Tabela do sono: quanto tempo deve o meu filho dormir?
- Terapeuta do sono: 9 especialistas que vão ajudar o seu bebé a dormir
Algumas dicas importantes que Karla deixa para ajudar os bebés a aprender a dormir melhor
- O ciclo de sono dos bebés é curto. Varia entre 30 e 50 minutos e após esse período, o bebé acorda;
- Os bebés devem ser ensinados a dormirem sozinhos devendo ser colocados ainda acordados no berço;
- Dormir no escuro à noite é importante. É neste período que a melatonina, a hormona do sono, como é chamada, é produzida. É preciso manter as luzes totalmente apagadas enquanto a criança dorme;
- Também pode ser colocado um “ruído branco”, como chama Karla, para o bebé dormir. Seria um barulho contínuo, como o de um aspirador de pó (acreditem!), de secador de cabelo, ou da chuva. Esses sons podem ser gravados ou descarregados no telemóvel. Depois, basta reduzir o volume do ruído e ligar no quarto do bebé para tocar durante a noite. Segundo a especialista, este barulho vai abafar os barulhos externos. E vai impedir que o bebé seja acordado;
- Não é indicado cobrir o bebé. Cobertores e mantas podem ser inseguros para crianças até 1 ano. Elas podem puxar essas cobertas e asfixiarem. Opte pelos sacos de dormir;
- Ecrãs (televisores, telemóveis, tablets, etc.) são prejudiciais para o sono dos bebés. O brilho destes aparelhos, segundo a especialista, atrapalha a produção de melatonina, o que cria dificuldades para a criança conseguir descansar. O recomendado é que duas horas antes do sono noturno as crianças não fiquem expostas a nenhum ecrã;
- Não é preciso deixar o bebé chorar até adormecer, afirma Karla.
Além do Bebé Dorminhoco, existem vários livros publicados e vídeos na internet que descrevem técnicas de sono que podem ser aplicadas. Entretanto, cada criança vai adaptar-se de forma diferente e não há prazos rígidos para as mudanças resultarem.
Outro ponto importante é saber se aprova e está confortável com o uso de técnicas de sono para auxiliar seu filho a dormir. Se essa prática é vista com reservas, não a adote. Mas saiba que toda a informação pode vir a ser útil para promover o bem-estar das crianças e pais.
Conheça o projecto Bebé Dorminhoco, aqui.