Um quinto dos casais, mais precisamente 23%, separa-se durante o primeiro ano de vida do seu bebé. Mais, um terço dos casais passa por problemas graves no seu relacionamento durante esse período.
Estes resultados e outros foram retirados de uma sondagem efetuada a cerca de 2.000 pais. A sondagem foi promovida pelo site de parentalidade ChannelMum.com e pela exposição The Baby Show.
O teste dos primeiros seis meses
A chegada de um bebé à vida de um casal é um marco memorável e maravilhoso. Contudo, como se sabe, e esta sondagem atesta, nem tudo são rosas. Para alguns casais é bem o contrário.
Segundo a sondagem divulgada pelo jornal britânico Independent, os primeiros seis meses da vida de um bebé são os mais desafiadores. Com efeito, as separações de casais foram mais comuns durante os primeiros seis meses após o nascimento do bebé.
Mais de um em cada 10 dos pais disse ter passado por uma separação temporária no decorrer dos 12 meses de vida do seu bebé. No entanto, voltaram a juntar-se posteriormente, indicaram.
Os três grandes responsáveis pelas separações dos novos pais
Segundo a mesma sondagem, foram apontadas várias razões para a separação de casais durante o primeiro ano após se terem tornado pais. Ora vejamos:
- Um em cada três apontou uma completa falta de comunicação no casal como razão principal
- Três em cada 10 apontaram o declínio da vida sexual
- 23% apontou infidelidade conjugal nos primeiros 12 meses após o nascimento do bebé
Um impacto esmagador sobre o casal
Os pais questionados indicaram ainda outras causas que levaram a problemas irreparáveis no relacionamento e posterior separação:
- Discussões constantes
- Um menor envolvimento nos cuidados do bebé por um dos membros do casal
- O ajuste a novas responsabilidades causadas pela chegada do bebé
- É de referir que um quarto dos casais admitiu ter já problemas no seu relacionamento antes do nascimento do bebé. Estes problemas pioraram após a sua chegada.
Foi ainda apurado que seis em cada 10 dos pais que participaram na sondagem disseram que estavam preparados para o impacto esmagador que a chegada de um bebé iria exercer na sua vida.
“Esqueça o marco dos sete anos – são seis meses de noites sem dormir que irão mais provavelmente separar os novos pais”, comentou Siobhan Freegard, fundadora do ChannelMum.com.
“Noites sem dormir, menos tempo para a intimidade e responsabilidades acrescidas podem por ao teste mesmo os relacionamentos mais dedicado”, acrescentou.
Zoë Bonser, diretora do The Baby Show adiantou ao jornal Independent que “embora seja um período maravilhoso, não existe dúvida sobre isso, é stressante com a alteração dos padrões de sono, rotinas e responsabilidades e também a habituação à presença de uma terceira pessoa, da qual temos que cuidar a toda a hora”.
Sugestões para um primeiro ano com um novo bebé mais fácil
23% dos pais que participaram na sondagem disseram que contavam com a ajuda dos familiares e amigos. Os casais não devem ficar relutantes em pedir ajuda. A ajuda pode ser fundamental para o equilíbrio do casal.
Adicionalmente, o casal não deveria esquecer de:
- Comunicar os sentimentos um ao outro de forma objetiva e assertiva
- Partilhar a alimentação do bebé durante o período noturno
- Agendar (sim, leu bem, agendar) momentos para assegurar uma vida sexual regular
- Sair regularmente a dois para jantar fora ou estar com amigos (por exemplo, uma vez por semana ou de 15 em 15 dias), de forma a quebrar a rotina.